A Empresa Municipal de Transportes (Emut) vai fazer modificações no trânsito das avenidas que ficam próximas ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a partir desta sexta-feira (26), para a realização do Campos Folia 2013, o carnaval fora de época da cidade.
As mudanças vão ser praticamente as mesmas que aconteceram no evento do ano passado e recentemente no desfile cívico de 28 de março, facilitando assim, o acesso ao local, bem como a passagem dos veículos que circulam entre Campos e São João da Barra, que são obrigados a passar pelo local.
Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito da Emut, Paulo Dias, as mudanças têm dado certo e nos últimos eventos realizados no local, o acesso foi facilitado. “Estamos mantendo o mesmo esquema de trânsito adotado anteriormente, já que o resultado tem sido favorável”, disse.
As mudanças acontecem na madrugada de quinta para sexta-feira, a partir da meia-noite, para que os blocos e escolas tenham tempo suficiente de se organizar na pista sentido Avenida Alberto Lamego, entrada da passarela. “Como a movimentação começa logo pela manhã, é necessário que tudo esteja definido com antecedência, para que os carnavalescos possam trabalhar no local”, disse Paulo Dias.
Ele lembra que as mudanças vão se estender até às 8h de segunda-feira, tempo suficiente para que todos os carros alegóricos utilizados no desfile sejam retirados da pista, dando condições para a volta da normalidade no trânsito.
Neste período, os carros que vierem pela BR-356 em direção a Campos vão ser desviados pela Avenida Presidente Kennedy, no bairro do Jóquei Clube. A pista sentido Centro da Avenida Alberto Lamego vai ser utilizada em “mão inglesa”, dando acesso ao Cepop. A outra pista vai ser utilizada como concentração para as agremiações estacionarem seus carros alegóricos.
A Avenida Monsenhor Jomar Vasconcelos Viana, que serve de acesso ao estacionamento do Cepop, também vai ser interditada, nos dois sentidos, mas como é uma avenida de pouca movimentação, não haverá prejuízo para o trânsito no local. Apenas o acesso ao estacionamento do Cepop vai estar liberado. Outro estacionamento que vai estar aberto ao público fica em uma área da Avenida Alberto Lamego, bem em frente ao Cepop.
Ônibus – O diretor presidente da Emut, Álvaro de Oliveira, acrescenta que as linhas de ônibus da cidade vão se estender até ao local, para facilitar o deslocamento dos foliões, que vão poder contar ainda com o transporte alternativo e os táxis. Os pontos de ônibus foram demarcados em um local especialmente determinado, na Avenida Alberto Lamego, para o embarque e desembarque de passageiros com todo o conforto e facilidade, além de um ponto localizado atrás do palco, para os ônibus que circulam pela Avenida Presidente Kennedy. Os ônibus foram divididos em linhas distintas neste período, com o objetivo de atender aos moradores de bairros e distritos de Campos.