Notícia no detalhe
Primeira etapa da campanha contra aftosa começa quinta-feira
Devido ao feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), começa na quinta-feira (2), em Campos, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. As 87 mil doses da vacina (para serem utilizadas durante o ano) foram adquiridas, com recursos dos royalties, através de licitação realizada este mês. O objetivo é imunizar o rebanho de pequenos produtores (com até 70 animais), oferecendo gratuitamente as vacinas. Além das vacinas contra febre aftosa, também foram adquiridas contra raiva dos herbívoros, brucelose, clostridioses, tétano e botulismo, além de materiais específicos para imunização.
O município possui um rebanho de, aproximadamente, 225 mil animais. Deste total, cerca de 55 mil são vacinados pela prefeitura, o que representa 25% do rebanho de 1.500 produtores, equivalente a 60 % do total de produtores.
De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, ao oferecer gratuitamente a vacina contra todas as doenças, o município vem contribuindo para manter o rebanho sadio e, ainda, para que a população tenha produtos, derivados de animais, de qualidade. “Há cerca de 16 anos o Estado do Rio está livre de casos de febre aftosa. O último caso foi em 1997, sendo classificado como área livre de aftosa com vacinação”.
A Secretaria Municipal de Agricultura vem desempenhando o papel de promover o desenvolvimento da pecuária do município, fazendo sucessivas campanhas de vacinação do rebanho bovino dos pequenos produtores, o que muito vem contribuindo para melhoria da qualidade sanitária do rebanho. “Na segunda etapa da campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa no ano de 2012, o nosso município foi liberado de vacinar os animais adultos do rebanho, pois estes já possuíam um alto índice vacinal, isto é, já estariam bem protegidos, ficando somente obrigados de serem vacinados os animais jovens, isto é, com até dois anos de idade”.
- Isto nada mais é do que o resultado de um bom trabalho que tem sido realizado durante os últimos anos e, certamente, as campanhas de doação de vacinas da prefeitura muito vieram a contribuir com esta condição, que veio a beneficiar todos os produtores do nosso município, pois a aquisição da vacina representa um grande custo. Vale lembrar que o poder público municipal vem exercendo um papel pró ativo na manutenção da sanidade animal e na defesa dos interesses econômicos da agroindústria, visto que um caso de Aftosa causaria grandes prejuízos econômicos a todo país, principalmente, no que se refere às exportações – finaliza Eduardo.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação