Quem passou o feriado do Dia do Trabalhador em Campos nesta quarta-feira (01) teve a oportunidade de prestigiar abertura da segunda edição do Festival de Bandas de Garagem, promovido pela Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Os amantes do rock lotaram o auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Na primeira noite das eliminatórias se apresentaram seis bandas, sendo elas: Produto do Rock, banda Audioativa, Clássicos eternos, Tubarão Martelo, Manhãs e ventos e Evolução da Espécie. As eliminatórias acontecem até a próxima terça-feira (07), sempre às 19h.
Segundo o coordenador do Festival, Dedé Muylaert foram 72 bandas inscritas, onde foram selecionadas 48, que poderão mostrar o melhor do rock nacional e internacional. “O primeiro festival abriu portas e algo mais importante , o rock brasileiro passou a ser a principal vertente apresentadas pelos participantes, sendo considerada internacionalmente como músicas com letras inteligentes. Parte das canções que serão entoadas devem ser em português e autorais”, disse.
Além das bandas de Campos, participam do festival, grupos de Minas Gerais e do Estado do Rio de Janeiro, como as cidades de São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, Rio das Ostras, Macaé, Varre-sai. Fazem parte da comissão julgadora os especialistas, Romoaldo Braga, Marcio de Aquino, João Felipe e Vitor HPS.
- Estou retornando com a banda para poder participar deste festival, que dá oportunidade dos jovens mostrarem sua criatividade através da musica. Minha banda existia há 20 anos, nos unimos novamente para voltar as participar de festivais. Estou muito ansioso apesar de ser experiente – disse o economista, Leonardo Cerqueira, 45 anos, integrante da banda Produto do Rock.
O estudante Rodrigo das Chagas participou do primeiro dia das eliminatórias, com a banda Autoativa, da cidade de São Fidelis. “Estou muito feliz em estar participando deste festival, que é importante para divulgar o nosso trabalho, além de conhecermos novas pessoas e nos integramos com outras bandas. Esse é um momento singular, já que raramente acontece este tipo de evento na região. Parabéns aos organizadores”, completa.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o evento mostra o quanto o município tem investido na valorização do artista local nos mais diferentes vertentes culturais. “Este ano, o produtor musical, Rick Bonadio, à convite da prefeitura, participa da final do festival, que acontece nos dias 10 e 11. A prefeitura já restaurou o Museu Histórico de Campos, construiu o Centro de Eventos Populares tem ampliado o acesso a cultura, entre diversas ações”, diz Patrícia Cordeiro.
A Fundação Cultural vai premiar os vencedores com a gravação um CD, com cinco músicas autorais. As oito bandas finalistas receberão um DVD gravado e editado de suas apresentações na fase final. Nesta quinta-feira (02) a partir das 19h se apresentam as bandas Lokomotivo, Primitiva, Origens e Conexão Japa.