Notícia no detalhe
Visa realiza palestra para microempreendedores da Codemca
A equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-Visa) realizou palestra sobre Contaminação Alimentar e Boas Práticas Higiênico Sanitária nesta terça-feira (07), direcionada aos microempreendedores encaminhados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A palestra foi ministrada pelos fiscais de saúde pública, o médico veterinário, Vinícius Alves, e a assistente social, Cláudia Paravidino.
- Inicialmente enfocamos as atribuições da Visa/Campos. Logo depois, abordamos temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local de trabalho, a importância da dedetização e desratização (firma credenciada), uso adequado da água, limpeza de caixa d’água, armazenamento de alimentos, higiene dos utensílios utilizados, cuidados com resíduos de alimentos para que não atraia vetores como: rato, formigas, mosca etc - , diz Cláudia Paravidino.
A assistente social ressaltou, também, a importância dos procedimentos no preparo, manipulação, acondicionamento, aquecimento e transporte, além de procedimentos para que não haja risco a saúde, tanto dos profissionais manipuladores dos alimentos, quanto dos consumidores. “É com trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, por parte de todos que alcançaremos um resultado final positivo”, acrescentou Cláudia.
- O trabalho do Setor de Informação da Vigilância Sanitária é de extrema importância para que os futuros empreendedores do setor alimentício estejam atualizados em relação às leis municipais. As orientações passadas pelos profissionais colaboram para que os manipuladores exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem os alimentos que irão ofertar aos seus clientes -, explica Vinícius Alves.
O diretor da Visa/Campos, Élden Pereira, diz que as regras da Vigilância Sanitária devem ser colocadas na prática cotidiana, para que não haja contaminação alimentar e, posteriormente, adquirir bactérias nocivas à saúde. “A higienização das mãos é fator primordial para que tais riscos sejam amenizados. A citada capacitação é obrigatória, uma vez que o certificado oferecido é um dos documentos exigidos pela VISA e acontece na sede da instituição”, diz Élden.
Os encontros realizados vêm sendo bem aceitos pelo público alvo, que demonstra interesse na melhoria do que, até então, considerava correto, interagindo, realizando perguntas, retirando dúvidas, correspondendo assim, nossa proposta.
- Cabe ressaltar que, durante as intervenções por parte da fiscalização da Visa, já pode ser percebida a melhoria da qualidade dos serviços prestados por parte dos estabelecimentos referentes ao gênero alimentício, após a orientação que vem sendo oferecida pela Vigilância Sanitária, por intermédio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde - finaliza Élden.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18