Notícia no detalhe
Comemoração pelo Dia da Vitória na Praça São Salavador
Na manhã desta quarta-feira (08) foi comemorado a Dia da Vitória, já que há exatos 67 anos, o mundo celebrava o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. A data foi lembrada e festejada numa solenidade que aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador, junto ao monumento ao Soldado Desconhecido, em homenagem aos ex-combatentes campistas que lutaram na guerra.
- Este dia não deve ser esquecido, principalmente, por nós brasileiros, que tivemos uma atuação importante e destacada, onde conseguimos num período difícil mostrar o valor do soldado brasileiro e da sociedade brasileira como um todo, no esforço que foi para a democracia naquela época – explicou o sub-comandante do 56º Batalhão de Infantaria, Nilton César Dário.
O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, também lembrou da importância da data. “A importância que tem esta solenidade é mostrar aos mais jovens um momento importante na historia mundial. Eu acredito que nós não teríamos toda estas grandeza democrática no Ocidente se não fosse a participação dos pracinhas brasileiros, dando o apoio a todo projeto beligerante da segunda guerra mundial junto com os aliados. A importância é muito mais de ficção de memória. A cidade não pode perder a dimensão histórica, as novas gerações precisam estar atentas se hoje elas tem toda modernidade, desenvolvimento da tecnologia, entre outras coisas, é devido a grande participação dos pracinhas brasileiros nesta segunda guerra mundial”, declarou Orávio de Campos.
O coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, esteve presente na solenidade e também ressaltou a importância do dia. “A cada ano devemos homenagear e renovar o nosso olhar de respeito e agradecimento a todos os combatentes que participaram deste leito em defesa da paz mundial”, disse Pascoutto.
João José Cruz, 93, ex-combatente, falou da sua alegria em estar mais um ano participando desta data. “Eu ainda estou junto de vocês, participando desta solenidade tão bonita. É um orgulho e um privilégio aos 93 anos estar vivendo isso ainda, muitos de meus amigos já se foram, mas eu estou aqui, e pretendo estar mais um vez no ano que vem mostrando a minha participação em defesa do nosso pavilhão”, declarou o ex-combatente.
Na solenidade estiveram presentes, ainda, o Exército, Companhia de Fuzileiros com seus 150 militares, Grupamento de Bombeiros, Banda de Fanfarra do 8º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, além dos diversos convidados da Marinha e da Capitania dos Portos, além dos principais homenageados do dia, os ex-combatentes, representados pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil, Campos dos Goytacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18