Notícia no detalhe
Abolição contada em teatro, poesia e música afro
A noite desta segunda-feira (13), em Campos, foi festiva e celebrou a negritude, pela raça, pela luta, pela liberdade, e pela importância na miscigenação da nação brasileira. Na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), as manifestações culturais foram feitas através da música afro, roda de capoeira, de danças e esquetes que contam a história da abolição da escravatura. As diversas manifestações culturais foram prestigiadas por grande público, que lotou o espaço cultural da sede da Fundação.
A maior parte do público que assistiu as apresentações foi formada por pais, amigos e familiares dos alunos da Fundação Zumbi, que aprenderam mais da cultura e da história dos próprios ancestrais africanos.
— A data de 13 de maio é emblemática, porque celebra a abolição, mas vai além disso: O 13 de maio é um marco por causa da assinatura da Lei Áurea que selou a luta de milhares de homens e de mulheres que vendidos como mercadorias, lutaram com sangue e suor para mudar uma realidade cruel, que lhes roubavam a dignidade, a família. Hoje podemos celebrar a liberdade, mas é preciso conscientizar as pessoas do quanto nossos antepassados lutaram para que hoje possamos usufruir da liberdade”, analisou o Jorge Luiz dos Santos, presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
A Semana da Abolição da Escravatura teve início, em Campos, na manhã desta segunda-feira (13), com ampla programação, elaborada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). A programação teve início, na sede da Fundação, com exposição literária e fotográfica sobre a abolição no Corredor Cultural José do Patrocínio, na sede da instituição. Aprogramação se estendeu durante o dia, tarde e à noite, e segue até quarta-feira (15).
No final da tarde, houve apresentação de Teatro e Grande Ensaio Aberto com alunos do Núcleo de Artes Ori, que também apresentaram números de Circoacompanhados por um grupo de alunos também da FMZP. Já à noite, foi a vez da poesia intitulada Conto da Abolição. A trupe do Orunkó também esteve presente, numa grande apresentação que serviu como ensaio, já que, no dia 28 deste mês de maio, vão se apresentar representando a cidade de Campos no Centro Histórico de Salvador (BA).
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















