Notícia no detalhe
Abolição contada em teatro, poesia e música afro
A noite desta segunda-feira (13), em Campos, foi festiva e celebrou a negritude, pela raça, pela luta, pela liberdade, e pela importância na miscigenação da nação brasileira. Na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), as manifestações culturais foram feitas através da música afro, roda de capoeira, de danças e esquetes que contam a história da abolição da escravatura. As diversas manifestações culturais foram prestigiadas por grande público, que lotou o espaço cultural da sede da Fundação.
A maior parte do público que assistiu as apresentações foi formada por pais, amigos e familiares dos alunos da Fundação Zumbi, que aprenderam mais da cultura e da história dos próprios ancestrais africanos.
— A data de 13 de maio é emblemática, porque celebra a abolição, mas vai além disso: O 13 de maio é um marco por causa da assinatura da Lei Áurea que selou a luta de milhares de homens e de mulheres que vendidos como mercadorias, lutaram com sangue e suor para mudar uma realidade cruel, que lhes roubavam a dignidade, a família. Hoje podemos celebrar a liberdade, mas é preciso conscientizar as pessoas do quanto nossos antepassados lutaram para que hoje possamos usufruir da liberdade”, analisou o Jorge Luiz dos Santos, presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
A Semana da Abolição da Escravatura teve início, em Campos, na manhã desta segunda-feira (13), com ampla programação, elaborada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). A programação teve início, na sede da Fundação, com exposição literária e fotográfica sobre a abolição no Corredor Cultural José do Patrocínio, na sede da instituição. Aprogramação se estendeu durante o dia, tarde e à noite, e segue até quarta-feira (15).
No final da tarde, houve apresentação de Teatro e Grande Ensaio Aberto com alunos do Núcleo de Artes Ori, que também apresentaram números de Circoacompanhados por um grupo de alunos também da FMZP. Já à noite, foi a vez da poesia intitulada Conto da Abolição. A trupe do Orunkó também esteve presente, numa grande apresentação que serviu como ensaio, já que, no dia 28 deste mês de maio, vão se apresentar representando a cidade de Campos no Centro Histórico de Salvador (BA).
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira