Notícia no detalhe
Emergência em Casa agiliza atendimento na Baixada
O acesso ao atendimento médico da população da Baixada Campista, desde a implantação do programa Emergência em Casa em Baixa Grande, tornou-se mais fácil. O projeto tem como objetivo atender os pacientes nas suas residências, além de disponibilizar ambulâncias simples e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou aos hospitais públicos. Segundo a médica plantonista, Thais Beda, são atendidos cerca de 10 chamados diariamente, através do telefone 192.
De acordo com a médica, após a ligação para a Central de Regulação, é feito uma série de perguntas, em que o autor do chamado informa o endereço e os sintomas do paciente. Em seguida, é realizada uma triagem onde os casos mais emergenciais são priorizados. Posteriormente, a ambulância é encaminhada até o endereço do paciente, onde o médico avalia a situação e, dependendo da gravidade, é feito o transporte até o hospital mais próximo.
—Oitenta por cento dos chamados são para atendimentos mais simples que, antes do programa Emergência em Casa, eram atendidos nas dependências hospitalares. Além da proximidade com a população, o trabalho realizado também auxilia na diminuição da espera nos hospitais, desafogando os corredores — destacou Thais.
Thais disse ainda que o programa também tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros, auxiliando no atendimento de emergência em caso de acidentes.
— Devido à proximidade com a BR 101, o número de colisões é grande, portanto as ambulâncias do programa são cedidas para o encaminhamento das vítimas até o hospital, explicou.
Em 2012, foram realizados mais de 54 mil atendimentos nas quatro bases do programa, em Nova Brasília, Travessão, Goitacazes e Baixa Grande.
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