Notícia no detalhe
Ações contra o tabagismo em várias setores da prefeitura
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde encerrou a programação pelo Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta segunda-feira (31). A ação iniciada na semana passada, contou com palestras, inscrições para o ambulatório de tabaco-dependentes e ações de Educação em Saúde. A secretaria realizou, ainda, panfletagem, orientação, avaliação do grau de dependência da nicotina e palestra no Centro de Referência e Tratamento da Mulher sobre “Tabagismo X Mulher”.
A luta contra o tabaco continuou no Hospital Geral de Guarus (HGG). A psicóloga Flávia Rios ministrou palestra com o tema “Tabagismo e Dependência Química”, no auditório do hospital. Em seguida, a coordenadora do programa, Carla Damasceno, falou sobre os fatores de risco do tabagismo para o câncer. A conseqüência do tabagismo para a saúde bucal também foi abordada pela dentista Tereza Beatriz Claudino.
O coordenador técnico da Comunidade Terapêutica para Mulheres Dependentes Químicas (Projeto Amai), Thiago Pereira de Campos, discursou sobre “A Mulher, suas atitudes e conseqüências no tabagismo”. Fechando o ciclo de palestras, a fisioterapeuta Líbia Mago realizou exercícios respiratórios com o público presente.
Para a dona de casa, Márcia Valéria Ribeiro, 43 anos, a orientação é o caminho para o abandono do vício. “Meu marido é fumante e meus filhos adquiriram alergias por isso. Não é fácil parar de fumar, por isso esse trabalho de estimulação é importante”, afirmou. Já Roberto Amaro de Mendonça, 54 anos, disse que é preciso muito esforço para deixar o vício. “Fumei por 30 anos e consegui deixar o cigarro com muita força de vontade, pois ele só traz problemas à nossa saúde”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















