Notícia no detalhe
Zumbi participa da comemoração do 1º aniversário do Neabi
Estreitar laços com movimentos a favor de causas em prol do ser humano é uma das missões da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Por este motivo, a historiadora do Departamento de Pesquisa do órgão, Olga Maria Maciel, esteve nesta terça-feira (21) no 1º aniversário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Estadual Darcy Ribeiro (Uenf).
O evento visa o debate pelas causas afro-brasileiras, com o tema principal “Os 10 anos de políticas afirmativas no ensino superior: Avanços e desafios”. Olga explica que a participação da FMZP vem para estreitar laços e reforçar os trabalhos já desenvolvidos pela Fundação, através de diversos programas direcionados às comunidades quilombolas.
- Viemos também no sentido de reafirmar o apoio do Neabi aos trabalhos quilombolas que a Fundação desenvolve. Já temos mais de 12 comunidades quilombolas catalogadas em todo o município com processos de inscrição no Incra e na Fundação Cultural dos Palmares, todos órgãos oficiais de questões culturais do negro. O Neabi possui todo o apoio técnico e jurídico para nos auxiliar nestas questões quilombolas no município – destaca Olga.
A Fundação Zumbi dos Palmares desenvolve atividades em diversos pontos e com o apoio do Neabi, pretende intensificar as ações nas comunidades quilombolas na região do Imbé, como Conceição do Imbé, Aleluia, Cambucá e Batatal. Nestes locais, o órgão já desenvolve atividades sócio-educacionais e sócio-culturais desde o ano de 2009 e através do projeto “Zumbi nas Escolas”, desenvolve ações nas Escolas Municipais Conceição do Imbé, Fazenda Aleluia e Salvador Benzi.
A coordenadora do Neabi e do Centro de Ciências do Homem (CCH), Maria Clarete Gonçalves, explica que o projeto se une à Fundação Municipal Zumbi dos Palmares no momento em que pretende sair dos muros da universidade e promover ações por toda a cidade. Ela esclarece também que desde a fundação do Neabi, a FMZP esteve presente.
- Através das parcerias, passaremos a trabalhar com vários seguimentos no resgate à cultura afro-brasileira, mapeando suas músicas e danças de origem e posteriormente, apresentando às escolas, para que todos possam conhecer mais as tradições culturais do negro, de acordo com a lei 10.639 de 2003, que institui a inclusão do ensino da história da África e dos africanos no currículo das escolas - pontua Clarete.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18