Notícia no detalhe
Balé na Casa de Cultura de Goitacazes faz integração familiar
Quem diria. O balé contribui para a integração familiar. O mentor da idéia que resulta em experiência positiva é o cantor Sérgio Alvarenga, o Serjão, vice-presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Sem nenhuma pretensão, mas com muita sensibilidade, Serjão observou que as mães das 70 meninas do Curso de Balé, ministrado na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, chegavam com as filhas e, durante as aulas, sem ter o que fazer, apenas ficavam olhando as crianças e adolescentes nos ensaios. Daí ele teve a idéia de envolver as mães em alguma atividade cultural, no mesmo ambiente das filhas.
- Inicialmente tomei o violão e propus que começássemos a cantar alguma música da MPB. A maior parte delas se sentia envergonhada, mas diante da insistência, foram gostando da idéia e logo estavam formando um coral de MPB. Hoje as crianças fazem os ensaios de balé ao som das músicas cantadas pelo grupo de mães, que estão afinadas. Melhor do que estarem cantando de forma integrada com as atividades das filhas, é o resultado desta experiência. Algumas adolescentes afinaram o relacionamento com as mães, mudaram o comportamento em família e essa integração familiar é algo muito importante – disse Serjão.
- Eu tenho um casal de filhos. A minha caçula é a Raiane, que é muito esperta e, antes mesmo de completar cinco anos, dizia que queria ser bailarina. Ela insistia em pedir para ser levada para a escola de balé, mas como é um curso caro, eu não tinha dinheiro para levar. Quando eu soube que aqui na Casa de Cultura tinha o curso e de graça, eu corri para cá. Foi até difícil acreditar. A Raiane ficou num alegria só e hoje ela está muito feliz com os ensaios e eu também. Comecei a cantar com as outras mães e é uma alegria muito grande para todas nós, estarmos cantando as músicas para que nossas filhas façam os ensaios - declarou a dona de casa Elaine Barreto, logo após o ensaio que integra filhas e mães que respectivamente praticam canto e balé.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
5Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















