Notícia no detalhe
Morar Feliz resgata cidadania de milhares de famílias
Fomentar a noção de cidadania. Essa é a premissa do Programa Habitacional Morar Feliz que vem contemplando diversas famílias de Campos que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social. A secretária de Família e Assistência, Izaura Freire, afirma que, mais que um projeto que distribui casas, o Morar Feliz é uma proposta de desenvolvimento de uma série de outros valores. O programa já contemplou 5.426 famílias na primeira fase e, agora, na segunda, serão mais 4.574, totalizando 10 mil novas unidades habitacionais.
— A prefeitura cede a casa e os moradores constroem um lar, sintetizou Izaura.
Além da Secretaria de Família e Assistência, diversas outras unidades gestoras também auxiliam na ação assistencial. A Secretaria de Defesa Civil é uma delas. De acordo com o subsecretário da pasta, Major Edison Pessanha, o primeiro passo é identificar quais são as áreas do município que representam risco aos moradores das proximidades.
— Realizamos um estudo das áreas que estão propensas a alagamentos ou das comunidades que vivem às margens de rodovias, informou o major.
Em seguida, é a vez dos técnicos da Família e Assistência encaminharem-se até o local e identificarem essas casas, realizando um levantamento da quantidade de imóveis e de moradores de cada um deles. O cadastro efetivo com o perfil socioeconômico dessas famílias é feito, e é a partir daí que começa o trabalho antropológico nas comunidades.
— Nesta segunda etapa do programa, vamos nos aproximar ainda mais dessas pessoas, realizado reuniões periódicas onde as lideranças da comunidade poderão intervir e externar as dificuldades vividas pela população — falou Izaura.
Segundo Izaura, é difícil imaginar, mas grande parte dos moradores de áreas carentes, não tem sequer um banheiro em suas casas. “Precisamos realizar todo um trabalho de auxílio e reconhecimento dessa nova realidade, afinal, nós entregaremos para essas famílias uma casa com todos os recursos e é preciso trabalhar essas pessoas para que eles consigam manter e preservar o imóvel”, explicou a secretária.
As secretarias de Obras e Urbanismo, Saúde, Educação e Serviços Públicos também auxiliam no programa, implantando nas imediações toda a infraestrutura necessária para implementar aquela nova comunidade. Após a conclusão da etapa das obras, a Defesa Civil retorna ao processo realizando a mudança das famílias para seus novos lares e a demolição das antigas casas.
— Depois, a Secretaria de Obras retira os entulhos e a secretaria de Meio Ambiente cerca, arboriza e fiscaliza a área para que não sejam construídas casas nos locais de risco novamente”, falou o subsecretário de Defesa Civil.
— Costumo dizer que quem tem casa, tem tudo. Quando essa população recebe suas casas, ela começa a se enxergar como protagonista de direitos, o que, conseqüentemente, aumenta o desafio da administração pública que terá que lidar com cidadãos mais exigentes, com garra e vontade de mudar para melhor a realidade em que vivem, finalizou a secretária de Família e Assistência.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18