Notícia no detalhe
Exposição “Campos, Um novo olhar...” no Museu
A Prefeita Rosinha Garotinho lança na próxima terça-feira (28), às 17h, a exposição “Campos... Um novo olhar”. A intenção da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima é apresentar o “Projeto de Revitalização do Centro Histórico da cidade” em seu total conteúdo, detalhando o processo executivo de obras, através da participação de todos os envolvidos, ou seja, construtora, gerência, arquitetura, projetos, órgãos do governo, concessionárias integrantes e parceiros. O evento acontece junto com o inventário turístico onde todos os bens, serviços e atrativos culturais e naturais do município serão divulgados. Além de divulgar o potencial turístico de Campos, o inventário vai facilitar o acesso de turistas à cidade.
A realização deste projeto incentivará um “Novo Olhar” para a questão da memória histórica e patrimonial do ambiente cultural, social e histórico. E, ainda, promoverá maior conhecimento e descoberta das particularidades do Centro Histórico e suas vocações, permitindo não só uma maior identidade do usuário com o seu próprio espaço, bem como facilitando a integração comunitária que sustentará os parâmetros de desenvolvimento turístico e histórico, comercial, de lazer e entretenimento.
- A exposição será composta por painéis com a finalidade de mostrar, de forma objetiva e informativa, os benefícios que as obras no Centro Histórico irão proporcionar à população. Através de painéis de leitura fácil, vamos mostrar o passado, presente e como o Centro Histórico vai ficar no futuro. O projeto em si não é apenas obra, mas todo um conceito histórico de preservação da identidade do campista, compreendendo os benefícios da consequência da revitalização – disse a historiadora e diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
A diretora ainda relata que serão expostos artefatos arqueológicos encontrados pela a equipe do Museu durante as obras das imediações da Praça Prudente de Morais, antiga Praça do Chá Chá Chá. A exposição conta com o apoio da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), entre outros parceiros.
Para a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a exposição oportuniza os moradores e estudantes a conhecerem a história da cidade, sendo um momento marcante para o município, que está em pleno desenvolvimento econômico e cultural. “O município está preocupado com o resgate da memória, por isso o Museu Campos tem realizado exposições que além levado conhecimento aos munícipes”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18