Notícia no detalhe
Conferência Municipal das Cidades debate desenvolvimento regional
Teve início na noite desta segunda-feira (27) e termina nesta terça-feira (28), na Fundação Municipal de Esportes (FME), a 5ª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a Conferência Estadual das Cidades. O evento foi aberto pela prefeita Rosinha Garotinho. Ela falou sobre os investimentos em infraestrutura, realizados na sua gestão, voltados para o desenvolvimento sustentável, com foco regional, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura de transportes.
A prefeita demonstrou preocupação com a infraestrutura de transportes, por conta do crescimento das demandas no transporte de passageiros e de cargas. A reestruturação e a interligação de estradas, bem como a definição adequada do traçado do corredor logístico do Porto do Açu, por exemplo, são assuntos, que segundo Rosinha, exigem pressa.
- Estive em Brasília recentemente, com o ministro dos Transportes, César Borges, e com representantes da OHL Brasil, grupo que controla a Autopista Fluminense, e alertei que precisamos definir o corredor logístico, para que a Prefeitura possa estar direcionando seus investimentos em infraestrutura – ressaltou a prefeita Rosinha Garotinho.
A primeira palestra da 5ª Conferência Municipal das Cidades teve foco na adoção de medidas governamentais, organizações não governamentais e da iniciativa privada, voltadas para o desenvolvimento regional, e foi proferida por Henrique Guitton, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.
Henrique Guitton apresentou um Plano de Estruturação Territorial (PET) do Norte-Noroeste-Fluminense e defendeu que os projetos propostos no PET sejam desenvolvidos pelo governo do estado, prefeituras, Ongs e iniciativa privada da região, tendo em vista os projetos estruturantes que estão sendo instalados na região, desde Rio das Ostras a São Francisco de Itabapoana, até o limite com o Estado do Espírito Santo, o que coloca Campos como polo natural de atração de pessoas e negócios.
Guiton ressaltou que as constatações do crescimento com aumento rápido da população requer medidas mais urgentes por parte dos órgãos estatais e remetem, por exemplo, à necessidade de intervenções para dotar a região de infraestrutura, como a reestrutururação da malha de rodovias estaduais e municipais, bem como a interligação delas em trechos estratégicos, e construção de novos trechos para conexão com rodovias federais, no caso com a BR-101 e a BR-356.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18