Notícia no detalhe
Exposição sobre Campos resgata a memória histórica
As obras do Centro Histórico de Campos já estão dando cara nova à parte central do município, por isso a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com o apoio da sociedade civil organizada, iniciou na noite desta terça-feira (28) a exposição “Campos, Um Novo Olhar...”. O objetivo é retratar a questão da memória histórica, patrimonial e o ambiente cultural, social do Centro Histórico. A exposição vai mostrar como era e como ficará a partir das intervenções feitas pela municipalidade. O evento contou com a presença da Prefeita Rosinha Garotinho. Na oportunidade, o arquiteto e autor do projeto, Claudio Valadares, mostrou como o projeto foi pensado e todo o detalhamento.
A Prefeita Rosinha Garotinho disse que “a obra do Centro histórico está marcando a história do município. A obra feita na Praça Prudente de Moraes, conhecida como Praça do Cha Chá Chá, já uma realidade e será importante para a economia de negócio e as atividades turísticas”.
- A exposição mostra a total abrangência, detalhando a proposta urbana, paisagística, arquitetônica e do patrimônio histórico e suas etapas, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da cultura, da economia, do comércio, do turismo e do entretenimento. A revitalização teve uma temática direcionada a diversas ações, como a urbanização, parte de adequação das vias, aumentar a acessibilidade em todo o perímetro, novas praças e criar áreas verdes – destaca o arquiteto da obra, Claudio Valadares.
Para o professor Orávio de Campos, a revitalização é uma necessidade de anos, que se consolida na atual administração. “A população terá um espaço nobre dentro da cidade. Estamos festejando este momento onde quem ganha é a população e o comércio de maneira geral. O Centro passará a ser um dos principais pontos turísticos da cidade”, relata.
Estão sendo expostos artefatos arqueológicos encontrados pela equipe do Museu durante as obras das imediações da Praça Prudente de Morais, antiga Praça do Chá Chá Chá, além de painéis que retratam essa nova fase da história de Campos.
Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Eduardo Chacur, a exposição mostra a grandeza da obra, dando a oportunidade de todos conhecerem a obra. “É a representação do avanço que o município está vivendo. O centro vai se tornar um shopping a céu aberto, quem ganha com isso é o comercio e a população, sem duvidas”.
- A partir das exposição, nas próximas semanas os professores e graduandos poderão conhecer a fundo a revitalização do Centro e sua importância histórica através de oficinas. Além das visitas guiadas que acontecem no Museu, estamos capacitando os profissionais da educação e pessoas ligadas á cultura. O município oferece diversas fontes de pesquisa da história da cidade, como o Palácio da Cultura, o Arquivo Público Municipal que mostra através de documentos e registros fatos que marcaram gerações– disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
A diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, informa que a exposição ficará exposta até o final do mês de junho e estará aberta a visitação de terça á sábado, das 10h ás 18h, as escolas poderão agendar suas visitas pelo telefone 27285058.
Últimas Notícias adicionadas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
3Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
6Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira