Notícia no detalhe
Visa ministra palestra para profissionais de salões de beleza
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-VISA), através do Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira (28), na sede do órgão, palestra sobre “Biossegurança em Salões de Beleza e em Estabelecimentos de Estética”, ministrada pelas educadoras sanitárias, a assistente social Cláudia Helena Paravidino e a enfermeira Samila Amara dos Santos, coordenadora do setor de Farmácia.
Preocupada com a esterilização correta de equipamentos usados em salões de beleza, a Visa tem realizado cursos gratuitos para profissionais do ramo de beleza e estética. Segundo Cláudia, durante a palestra, as principais dificuldades foram nos esclarecimentos da esterilização e uso de produtos.
Na ocasião, Cláudia abordou temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local de trabalho, a importância da dedetização e desratização (firma credenciada), adequações para lavagens de diferentes instrumentos utilizados, assim como a utilização de materiais descartáveis, esterilização adequada, seja por meio de autoclave ou estufa.
- Oferecemos informações sobre a utilização de materiais perfuro-cortantes e as doenças causadas por instrumentais como pinças, alicates, palitos, lixas, etc. Citamos a contaminação das hepatites B, C e AIDS, doenças cuja contaminação é pelo sangue, tendo como “porta de entrada, a pele”, sendo assim, não tem cura e, uma vez instalada, se torna irreversível -, acrescenta Samila Santos.
Samila completa: “Tentamos estimular os ouvintes à reflexão de como está sua atuação frente às realidades acima mencionadas e que, se colocassem no papel do usuário que receberiam tais serviços, o que pudemos observar o retorno imediato, seja nos questionamentos, gestos, desejo de mudança, dentre outros”, afirma Samila.
- Levar saúde para população é nossa meta. Assim, entendemos que, por intermédio de informações precisas e de qualidade, pouco a pouco, alcançaremos nosso objetivo. Por isso, é necessário que, cada cidadão, seja alertado quanto aos cuidados que deve observar na aquisição de material e utilização dos seus serviços, segundo as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária -, diz a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce.
O diretor da Visa, Élden Pereira, ressaltou que os resultados das informações transmitidas pelos educadores sanitários do setor IEC/VISA já está sendo concretizado em atos positivos, segundo relato dos fiscais sanitários, no momento da fiscalização.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18