Notícia no detalhe
Documento do Arquivo destaque na Revista da Biblioteca Nacional
Campos é referência no interior do Estado em restauração de documentos, entre coleções de jornais de Campos e livros de registros da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura. O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi destaque na edição do mês de maio, na Revista da Biblioteca Nacional. O almanaque publicou o artigo do historiador e diretor do Arquivo Público, Carlos Freitas: uma portaria publicada pelo governo da província à Câmara que solicitava o envio de um “facultativo” – médico, para ajudar no tratamento da Cólera, doença que assolava a região, em especial, a cidade de São Fidélis no ano de 1867 com o titulo “Decifre-o se for capaz!
- Houve um primeiro surto de cólera em 1855, quando morreram mais de mil pessoas na região em função das precárias condições de saneamento, dificuldades no tratamento e carência de médicos. Campos tem se destacado nacionalmente pelo trabalho de preservação da história -, disse Carlos Roberto Freitas.
O documento foi elaborado por várias pessoas e foi confeccionado por um escrivão não identificado, tendo em vista a qualidade da escrita. O documento, que mede 27,5 cm por 21 cm, está exposto no Solar do Colégio.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o Arquivo Público é um local onde pesquisadores, estudantes, moradores e turistas podem conhecer Campos desde sua Fundação. “As pessoas terão a oportunidade de ver documentos importantes para a construção histórica da cidade”, destaca.
No local, estão documentos como atas de cartórios, publicações oficiais, entre outros, desde 1649. Os visitantes que forem até ao Arquivo Público Municipal terão a oportunidade de conhecer as exposições “A escravidão em documentos do século XVII ao XIX”, que mostra através de testamentos, ações de liberdade, os principais acontecimentos da época; “Memória da Baixada” retrata através de objetos de uso cotidiano como fogueiros, forro de solda que eram fundamentais para a execução dos trabalhos, além de “Produção do Açúcar”, que relata por meio de fotos antigas e quadros os momentos históricos da indústria canavieira na região.
O Arquivo Público Municipal é a primeira edificação em alvenaria, sendo pioneira na Baixada. Fica localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre Goitacazes e Tócos. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 2733-9999.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18