Notícia no detalhe
Curso livre de teatro destaque em Festival Nacional de Congonhas
Os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima foram um dos destaques do Festival Nacional de Teatro, em Congonhas, Minas Gerais, através da peça “A cantora Careca”, que marcou a trajetória de Eugène Ionesco como um dos principais dramaturgos do Teatro do Absurdo. A peça recebeu indicações nas categorias melhor cenário, iluminação, atriz coadjuvante, ator e melhor direção. A apresentação aconteceu no ultimo fim de semana. O curso faz parte da política cultural implementada pela Prefeitura de Campos.
A dramatização conta a história de uma família inglesa que mora nos arredores de Londres e recebe um casal de convidados como hóspedes. A partir daí a peça vai se desenrolando e retratando a falta de relacionamento humano, o escombro da humanidade e a falta de comunicabilidade entre as pessoas de forma farserca.
Julia Bravo, de 17 anos recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante e falou da importância do curso. “Estou muito feliz por ter representado o meu grupo, foi um trabalho conjunto para alcançarmos este prêmio”, disse.
- Sempre que posso participo das aulas da nova turma do curso de teatro, pois foi onde aprendi muito e foi de extrema importância para o nosso crescimento profissional – disse a estudante Lívia Bravo, que participa do curso desde 2009.
O ator Wesley Cabral participou do curso livre e atualmente dirige o grupo Next, formado por ex- alunos. “Comecei fazendo o curso de teatro e me apaixonei por esta arte”.
- Participar de um festival representa a troca de experiência, conhecimento de trabalho e outras linguagens cênicas, sendo um aprendizado. Campos têm as mesmas dificuldades dos grandes centros, as pessoas não tem o costume de freqüentar os teatros. Estamos desmistificando essa história. A principal importância de participar de um festival é fazer novas descobertas – disse a diretora da peça, Maria Helena Gomes.
Segundo Maria Helena, o curso de teatro tem mudado a vida dos participantes. “As famílias sempre reagem mal quando os filhos falam que será ator, tendo em vista, a não rentabilidade da profissão. A criatividade e sensibilidade são importantes, não devemos pensar somente na área financeira, também na alma. A pratica do teatro exercita a mente. A disciplina é um dos principais aprendizados do curso, os alunos que tinham notas ruins da escola, melhoraram, o que também incentiva a habito da leitura. A premiação dos alunos foi muito merecida pois todos batalharam para lograr êxito. O comprometimento e a força de vontade foram fundamentais para a conquista”, completa.
- O curso livre de teatro tem revelado talentos e valorizado os jovens que sonham em ter uma carreira. É importante vermos nossos alunos alçando novos vôos, isso dentro da política de valorização da cultura, implementada pelo governo Rosinha Garotinho – destaca a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro
A direção da peça é de Maria Helena Gomes e Rodrigo Espinosa.. A peça será encenada por seis atores: Juliana Souza, Whiverson Reis, Wesley Cabral, Livia Bravo, Júlia Bravo e Rosini Reis.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2024 11:47:34 Fazenda convoca contribuintes para regularização de pendências
- 26/12/2024 09:34:52 PSE orienta sobre atualização do cartão de vacina dos alunos da rede municipal
- 26/12/2024 09:19:21 Professores do Mais Ciência na Escola apresentam projetos pela primeira vez
- 26/12/2024 09:12:56 Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é criado em Campos
- 26/12/2024 09:05:53 Agricultura e Aprusmac recuperam estrada entre Murundu e Palmares
Fazenda convoca contribuintes para regularização de pendências
2612 09h34PSE orienta sobre atualização do cartão de vacina dos alunos da rede municipal
2612 09h19Professores do Mais Ciência na Escola apresentam projetos pela primeira vez
2612 09h12Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é criado em Campos
2612 09h05Agricultura e Aprusmac recuperam estrada entre Murundu e Palmares
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
3Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
6Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira