Notícia no detalhe
Agricultura: visitas técnicas e projetos incrementam a economia
A secretaria municipal de Agricultura vem investindo para melhor atender aos produtores rurais da cidade, seja através de visitas técnicas, onde o secretário Eduardo Crespo busca novidades para inserir junto às áreas rurais do município, ou por melhorias e investimentos no solo, de máquinas de suprimentos agrícolas, além de vacinas, merenda escolar, produção de leite, cultivo de café, eucaliptos, flores, implantação de um microcrédito rural, desenvolvimento da piscicultura, entre outros projetos.
De acordo com o secretário, a prefeitura tem trabalhado a cada dia para garantir melhores condições de renda e de trabalho para a população agrícola de Campos. Dentre os inúmeros programas e incentivos destacam-se o Balde Cheio, que consiste na aplicação de novas tecnologias para o pasto e manejo do gado, aumentando com isso, a produção leiteira da região.
— A produção leiteira vem crescendo a cada dia no município. Nós estivemos em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, para conhecer de perto o Projeto Educampo, da Cooperativa de Laticínios Selita. Dessa forma, iremos trazer também para Campos a proposta de trabalho realizado pela instituição e que é um sucesso — disse Eduardo, informando que Campos produz, por dia, cerca de 80 mil litros de leite.
Tem, ainda o programa Bule Cheio, que vem beneficiando cafeicultores de todo município. A secretaria, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro - Emater-RJ e a Associação dos Produtores Rurais de Espírito Santinho (Apressa), vem disseminando as novas técnicas de cultivo do Café Conilon, que eleva a produtividade na região.
Campos também é referência pela implantação do primeiro Jardim Clonal, implementado na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, no Parque Cidade Luz, em Guarus. O incentivo faz parte do Programa Bule Cheio, e tem como objetivo fortalecer a produção de café local.
Outro projeto é o Preparo de Solo e Plantio de Eucalipto realizado pela secretaria na localidade do Carvão. “O plantio de eucaliptos tem surgido de uma forma espontânea no sentido de gerar renda nessas áreas (rurais próximas a redes elétricas ou em áreas urbanas) e também para o cultivo de madeira, que servirá para o abastecimento do município, gerando mais empregabilidade, pois o cultivo dessa espécie de planta demanda muita mão-de-obra”, ressaltou Eduardo.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta