Notícia no detalhe
Campos preside Encontro dos Conselhos Municipais de Educação
O município de Campos está presidindo nesta sexta-feira (7), o V Encontro Regional da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RJ. O evento está sendo realizado no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos e reúne as principais referências dos Conselhos de Educação do país e de 18 municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos e presidente do Conselho Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, abriu o evento, dando as boas-vindas a todos e ressaltou a importância das pessoas aproveitarem o momento de discursão de questões pertinentes à educação. Em seguida, os alunos do Ciep Municipalizado Maestro Villa-Lobos apresentaram recitais e as músicas Garota de Ipanema e Aquarela, do poeta, cantor e compositor, Vinícius de Moraes.
A manhã também foi marcada com apresentações dos conselhos estaduais, regionais e municipais. ”Foi um momento de união entre os conselhos, de trocas de experiências, de agruparmos e de nos fortalecermos”, relatou a coordenadora regional da UNCME/RJ, Tereza Gatto.
A coordenadora estadual, Nelma Rago, também relatou que o encontro foi uma excelente oportunidade para capacitar os conselheiros, transmitir orientações e receber informações.
Um dos focos principais do encontro foi a palestra do diretor fundador do Instituto Paulo Freire, o professor José Estáquio Romão, que falou sobre o tema “Paulo Freire e os sistemas municipais de educação”. Segundo Estáquio, a maior força dos conselhos nacionais encontra-se nos municípios, pois é o local onde os conselheiros estão cara a cara com as questões ligadas à educação.
- Os outros conselhos, como os estaduais e federais, estão mais distantes. Existem debates, preocupações, atividades, mas é na esfera municipal que tudo começa. Vou lançar aqui em Campos, o debate sobre o Projeto Angicos, que está completando este ano, 50 anos. Este projeto relata uma das primeiras experiências de Paulo Freire na educação brasileira - ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















