Notícia no detalhe
Bairro Legal da Lapa com mais saúde e acessibilidade
A Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada do vice-prefeito, Doutor Chicão, inaugurou na noite desta sexta-feira (07) as obras do Bairro Legal da Lapa, que compreende a transformação da infraestrutura e da urbanização de 19 ruas do bairro da Lapa, reunindo parte de bairros vizinhos como Horto e Parque Riachuelo. Com a conclusão das obras, o projeto garante resultados em saúde pública e acessibilidade a todos. Todas as ruas foram escavadas para remoção do antigo calçamento de paralelepípedos e construção de redes coletora de esgoto e de águas pluviais e novas adutoras de água potável, com nova base para tráfego pesado e asfaltamento de qualidade em todas as ruas que, além de ter itens de acessibilidade nas calçadas, já receberam nas ruas sinalização vertical e horizontal, que favorecem à segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
De acordo com as declarações dos moradores, as obras transformaram a realidade do bairro. Durante as obras, os moradores acompanharam as escavações e a remoção das antigas redes de coleta de esgoto e de águas pluviais, quebradas e entupidas, e que provocavam alagamentos e muitos transtornos para os moradores e comerciantes que, em ocasiões de chuvas, conviviam com água de chuva e de esgoto nas ruas, nos quintais e dentro de casa e dos estabelecimentos comerciais. “O nosso foco é construir uma Campos cada vez melhor, para que todas as famílias tenham mais qualidade de vida”, disse a prefeita Rosinha Garotinho, logo após o descerramento da placa inaugural, na Praça da Lapa.
A prefeita Rosinha destacou detalhes das obras que evidenciaram a preocupação com a qualidade e otimização dos recursos. “As peças coloridas ao longo de todas as calçadas, de todas as ruas, são totens de acessibilidade, protegendo os deficientes visuais, por exemplo, para que não acabem indo para a rua. Nas ruas de topografia mais baixas, somente no bairro da Lapa, a galeria pluvial construída foi muito profunda, com o sistema de galeria celular, que cabe até a passagem de um carro. Essas galerias tão grandes absorvem todas as ruas baixas e conseguem lançar para o interior do Rio Paraíba do Sul. Da mesma forma, as galerias para coletas de esgoto bombeiam o esgoto para a Estação de Tratamento do bairro do Matadouro. Recomendamos sempre às construtoras que dêem sempre prioridade em contratar homens que morem no bairro. Além de gerar empregos para desempregados, durante os meses das obras, todos os moradores ganham porque, se o trabalhador mora no bairro, ele faz a obra com mais carinho”, detalhou a prefeita Rosinha.
- Como cidadão, quero também agradecer à prefeita Rosinha Garotinho por ter essa sensibilidade de cuidar dos bairros de forma tão zelosa e tão responsável. O programa Bairro Legal é um conjunto de ações públicas porque acaba com as fossas e isso representa mais saúde, muda as antigas redes de esgoto, que não lançam mais esgoto em rios, canais nem lagos e constrói nova rede adutora de água, sem pontos de rupturas, que podem implicar em risco de contaminação. E é cuidando bem dos bairros, de forma a avançar sempre, que nossa cidade fica cada vez mais bonita e melhor para se viver -, discursou o vice-prefeito, Doutor Chicão, que é médico pediatra.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira