Notícia no detalhe
Saúde realiza II Oficina Saúde e Violência nesta terça-feira
A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (11), das 9h às 17h, a II Oficina Saúde e Violência, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. O vice-prefeito Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, farão a abertura do evento, que reunirá gestores municipais e técnicos de outras secretarias, além da Saúde, como Educação, Cultura e Esportes; Família e Assistência Social, e Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
A oficina foi idealizada pela Vigilância Municipal em Saúde, que vem mapeando os tipos de violência em Campos. Com o evento, se buscará a definição de ações e serviços intersetorializados, para o funcionamento efetivo de uma rede municipal integrada de atendimento a vítimas de qualquer forma de violência, entre elas, as violências doméstica e sexual.
- Nos últimos quatro anos, atuamos com uma vigilância sentinela em violência, inclusive junto a diferentes núcleos de atendimento a vítimas, como os dos hospitais, dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e conselhos municipais. Entendemos como um dever da Saúde prestar a colaboração na formação desta rede. Este evento será uma oportunidade de promover a discussão sobre o tema, apresentar propostas para a adequação das ações, fluxos e protocolos da prestação de atendimento às vítimas - explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, conta que, entre os temas a serem abordados na oficina, estão os determinantes sociais, antropológicos e culturais da violência; a epidemiologia da violência doméstica e sexual em Campos; a notificação, os fluxos da informação e o papel de cada secretaria municipal e da sociedade civil na geração da informação sobre formas de violência, entre outros. Venâncio destaca que reconhecer a violência como uma questão de saúde pública é assegurar que as vítimas tenham efetivo acesso aos atendimentos de que necessitam.
- Mais do que uma questão social e de segurança pública, a violência é epidemiológica e compromete não só a saúde de sua vítima direta, como também a das pessoas que convivem com ela e que, por sofrerem os efeitos dessa violência, são também vitimizadas. Tratar a violência como um tema de saúde pública é tornar a assistência às vitimas, em qualquer área, mais abrangente, acessível, humanizada e, consequentemente, resolutiva - concluiu o secretário.
Veja a programação do evento:
9h – Abertura: Vice-Prefeito Doutor Chicão, secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Joilza Rangel; secretaria da Família e Assistência Social, Izaura Freire; presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem.
9:30 - Debate: A importância da construção de uma rede integrada de atendimento a todas as formas de violência
10h - Coffee break
10h30 – Tema: Preenchimento correto da ficha de notificação da violência – explicações sobre o fluxo municipal na saúde e orientações
11h – Apresentação e debate: O papel dos conselhos municipais de proteção aos direitos dos idosos, mulheres e crianças na luta contra a violência
12h - Intervalo
14h – Tema: A importância do Conselho Tutelar como eixo assertivo na tomada de decisões e encaminhamentos
14h40 Tema: A importância do acolhimento adequado da vítima de violência
15h30 - Coffee break
16h – Tema: Protocolo clínico de ate
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
- 07/01/2025 17:46:38 Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
- 07/01/2025 12:57:05 Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
0701 17h46Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
0701 17h10Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
0701 12h57Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador