Notícia no detalhe
Saúde realiza II Oficina Saúde e Violência nesta terça-feira
A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (11), das 9h às 17h, a II Oficina Saúde e Violência, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. O vice-prefeito Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, farão a abertura do evento, que reunirá gestores municipais e técnicos de outras secretarias, além da Saúde, como Educação, Cultura e Esportes; Família e Assistência Social, e Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
A oficina foi idealizada pela Vigilância Municipal em Saúde, que vem mapeando os tipos de violência em Campos. Com o evento, se buscará a definição de ações e serviços intersetorializados, para o funcionamento efetivo de uma rede municipal integrada de atendimento a vítimas de qualquer forma de violência, entre elas, as violências doméstica e sexual.
- Nos últimos quatro anos, atuamos com uma vigilância sentinela em violência, inclusive junto a diferentes núcleos de atendimento a vítimas, como os dos hospitais, dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e conselhos municipais. Entendemos como um dever da Saúde prestar a colaboração na formação desta rede. Este evento será uma oportunidade de promover a discussão sobre o tema, apresentar propostas para a adequação das ações, fluxos e protocolos da prestação de atendimento às vítimas - explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, conta que, entre os temas a serem abordados na oficina, estão os determinantes sociais, antropológicos e culturais da violência; a epidemiologia da violência doméstica e sexual em Campos; a notificação, os fluxos da informação e o papel de cada secretaria municipal e da sociedade civil na geração da informação sobre formas de violência, entre outros. Venâncio destaca que reconhecer a violência como uma questão de saúde pública é assegurar que as vítimas tenham efetivo acesso aos atendimentos de que necessitam.
- Mais do que uma questão social e de segurança pública, a violência é epidemiológica e compromete não só a saúde de sua vítima direta, como também a das pessoas que convivem com ela e que, por sofrerem os efeitos dessa violência, são também vitimizadas. Tratar a violência como um tema de saúde pública é tornar a assistência às vitimas, em qualquer área, mais abrangente, acessível, humanizada e, consequentemente, resolutiva - concluiu o secretário.
Veja a programação do evento:
9h – Abertura: Vice-Prefeito Doutor Chicão, secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Joilza Rangel; secretaria da Família e Assistência Social, Izaura Freire; presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem.
9:30 - Debate: A importância da construção de uma rede integrada de atendimento a todas as formas de violência
10h - Coffee break
10h30 – Tema: Preenchimento correto da ficha de notificação da violência – explicações sobre o fluxo municipal na saúde e orientações
11h – Apresentação e debate: O papel dos conselhos municipais de proteção aos direitos dos idosos, mulheres e crianças na luta contra a violência
12h - Intervalo
14h – Tema: A importância do Conselho Tutelar como eixo assertivo na tomada de decisões e encaminhamentos
14h40 Tema: A importância do acolhimento adequado da vítima de violência
15h30 - Coffee break
16h – Tema: Protocolo clínico de ate
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta