Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária faz palestra em empresa sobre tabagismo
Profissionais da Vigilância Sanitária (Visa Campos) estiveram na empresa AGILA Especialidades, na tarde desta quinta-feira (13), para falar sobre as implicações do Tabagismo no ambiente de trabalho. Trata-se do projeto “Qualidade de Vida nas Empresas”, desenvolvido pelo Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), com o objetivo de realizar palestras direcionadas à saúde e ao bem estar dos colaboradores das empresas.
O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, que foi tema de uma campanha realizada pelo órgão desde o mês de maio, vem chamando a atenção da população para os males causados pelo fumo. Até o final deste mês, os profissionais de saúde irão percorrer instituições de ensino, empresas privadas e escolas municipais, estaduais e particulares.
A palestra foi ministrada pelos educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Carlos Vangarges; e pela técnica ambiental, Tamiris Arantes. Foram abordados os malefícios ocasionados pelo tabaco. Os colaboradores da empresa demonstraram grande interesse pelo tema da palestra.
Ana Paula falou sobre os perigos do fumo durante a gravidez, que, segundo ela, vão muito além dos prejuízos à saúde materna. Trombose, pressão alta e a propensão do bebê ao hábito de fumar são alguns deles. "O uso do tabaco é responsável também por 20% dos casos de baixo peso dos bebês ao nascer, 80% de partos prematuros e 5% de todos os mortos perinatais. Também está relacionado à rotura prematura de membranas, deslocamento prematuro da placenta, esterilidade (41%) e abortos espontâneos em 10% a 35%", explica.
Antônio Carlos Vangarges destaca que fumar no período da amamentação torna o bebê um fumante passivo, além da exposição à nicotina, através do leite materno. “A mãe fumante pode ter maior dificuldade para amamentar, já que a nicotina diminui a prolactina, que é um hormônio essencial nesta fase. Como conseqüência, essas crianças ganham peso em menor velocidade, em torno de 40% menos se comparadas às crianças amamentadas por não fumantes”, informa.
- Estamos distribuindo material educativo e repassando informações aos servidores sobre as conseqüências, em médio e longo prazo, que o hábito de fumar traz ao organismo humano. Sabe-se que o tabagismo está associado a mais de 50 doenças, entre elas, vários tipos de câncer, e que também é responsável por um alto índice de mortes no mundo todo. Tudo isto poderia ser evitado com o simples hábito de não fumar - destaca a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce.
O diretor da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, afirma que o projeto, realizado em diferentes setores da sociedade, ajuda o cidadão a refletir sobre suas atitudes. “Eles refletem sobre os temas apresentados, pensam sobre o livre arbítrio de cada um e com isso, são estimulados a buscar ajuda”, disse.
Segundo Elden, campanhas como esta são importantes e devem ser realizadas sempre que possível. “São informações relevantes que geralmente não chegam à boa parte da população. Também é preciso destacar a importância de garantir aos fumantes um tratamento com profissionais habilitados, como o Programa de Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta