Notícia no detalhe
Ex-catadores agora com carteira assinada
A prefeitura, através das Secretarias Municipais de Trabalho e Renda, da Família e Assistência Social e a empresa Vital Engenharia, está a cada dia oferecendo melhores condições de vida aos moradores da Terra Prometida, especialmente aos ex-catadores do aterro controlado da Codin, antigo lixão. O Projeto Reconstruindo o Futuro está abrindo horizontes na vida destes ex-catadores, proporcionando empregabilidade na empresa Vital Engenharia e cursos na área da construção civil, oferecidos pela secretaria de Trabalho e Renda.
Medidas nos aspectos sociais e ambientais estão sendo realizadas para tratamento adequado do lixo coletado no município e para melhor qualidade de vida. O poder público amparou e deu a subsistência e assistência social, além da qualificação e orientação para que estes estivessem preparados para o mercado de trabalho.
Cláudia do Carmo, 31, ex-catadora, fez o curso de qualificação profissional na área de alvenaria, piso, azulejo e cerâmica. “Estou com novas perspectivais de vida, tenho três filhos para criar e trabalhei dez anos como catadora. Vejo que hoje posso oferecer um futuro melhor para eles, passando por cima das dificuldades, dos preconceitos à mulher nesta área. O curso me fez ver uma nova vida e vontade para correr atrás e trabalhar muito”, disse Cláudia.
O antigo lixão que funcionava na Codin, foi desativado em 2012, após uma vistoria da aeronáutica e hoje todo lixo que é coletado é levado para o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, onde lá também recebe tratamento apropriado para a segurança da população. A coleta seletiva na cidade é realizada todos os dias.
Para funcionamento, o aterro sanitário teve que cumprir todas as normas ambientais, sendo submetidas ao crivo dos órgãos ambientais e as licenças foram concedidas pelo Inea para o funcionamento, já há três anos. O local onde é levado o lixo do município foi planejado e dimensionado para receber e tratar o lixo doméstico de toda cidade até os próximos dez anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/06/2026 10:59:27 Felipe Ferreira apresenta novo espetáculo de stand up comedy no Teatro de Bolso
- 13/06/2026 10:12:25 Subsecretaria do Idoso lança projeto “Roda de Conversa com o Serviço Social”
- 13/06/2026 09:47:33 Saúde lança Cartão da Gestante, avançando na qualificação da assistência pré-natal
- 13/06/2026 08:42:49 Seduct publica Manual de Biossegurança com orientações para Escolas e Creches
- 13/06/2026 08:03:28 Últimas semanas para vacinação contra o HPV de jovens até 19 anos
Felipe Ferreira apresenta novo espetáculo de stand up comedy no Teatro de Bolso
1306 10h12Subsecretaria do Idoso lança projeto “Roda de Conversa com o Serviço Social”
1306 09h47Saúde lança Cartão da Gestante, avançando na qualificação da assistência pré-natal
1306 08h42Seduct publica Manual de Biossegurança com orientações para Escolas e Creches
1306 08h03Últimas semanas para vacinação contra o HPV de jovens até 19 anos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Semana do MEI, que acontece de 25 a 29 de maio, tem inscrições abertas
5Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
6Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos





















