Notícia no detalhe
Encontro reúne assistentes sociais de vários municípios
Mais de 130 assistentes sociais, inclusive de outros municípios, como Carapebus, participaram nesta quarta-feira, no Palácio da Cultura, de palestra ministrada pela superintendente de Regulação e Gestão do Único de Assistência Social (Suas) no Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Helena Mesquita Maciel. A secretaria de Família e Assistência Social de Campos está promovendo mensalmente, através do programa Humaniza Suas, capacitações para os técnicos da rede pública, a fim elevar a qualidade do atendimento sócio-assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Profissionais de ongs e entidades assistenciais também podem participar.
A superintendente estadual apresentou e debateu temas, como os programas, benefícios, serviços, projetos e ações desenvolvidos desenvolvidas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal pelo Suas. Sobre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Campos, ela diz que o município cumpriu uma importante etapa, com a implantação dos espaços estruturantes da assistência.
- Existem os Cras, o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas ), conselhos e um Fundo Municipal de Assistência. Há também um número expressivo de profissionais concursados, que é um ponto bastante positivo. Há um compromisso dos municípios, na adesão ao Suas, de manter um quadro próprio de funcionários, de implantar estes centros e uma das propostas, em que o estado está investindo no momento, é tornar os Creas mais acessíveis à população”, disse Heloísa Helena.
A coordenadora do Creas/Campos, Maria José Mendonça, informou que a prefeitura vem trabalhando para ampliar esta acessibilidade: “Todo mês realizamos o Café com o Creas, onde estamos fechando parcerias importantes para ampliar o atendimento. No mês passado, por exemplo, firmamos convênio com o Hospital Escola Álvaro Alvim, para 30 atendimentos clínicos e psicológicos por mês”.
O Creas funciona como os Cras, só que com atendimentos de média e alta complexidade, direcionados a pessoas que já tiveram seus direitos violados. Para tornar os serviços mais acessíveis, a prefeitura criou o Creas Itinerante, em parceria com a secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, e ainda esclarece sobre os serviços e realiza encaminhamentos no programa Prefeitura Presente.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















