Notícia no detalhe
Vigilância alerta sobre riscos de transmissão da Hepatite B
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou palestra nesta segunda-feira (24) para proprietários de salões de beleza, clínicas de estética e barbearias. O evento aconteceu pela manhã na sede do órgão. O objetivo do encontro foi orientar sobre as adequações dos estabelecimentos com a implantação de práticas de biossegurança, de acordo com a Legislação Sanitária vigente, como também, alertar sobre os riscos de transmissão da Hepatite B. A palestra foi ministrada pela assistente social e fiscal sanitária da Vigilância Sanitária, Cláudia Helena Paravidino.
— Mesmo com as descobertas e progressos realizados nas últimas três décadas, a hepatite B ainda é uma doença infecciosa grave, de ocorrência mundial e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo já se infectaram com o vírus. Tratando-se dos meios de transmissão da doença, considera-se o compartilhamento de materiais contaminados utilizados em salões um grande agravante para a ocorrência da Hepatite B. Sendo assim, o principal objetivo deste treinamento foi conscientizar os proprietários de salões de beleza quanto ao risco que a má esterilização dos materiais proporciona, além de delimitar o conhecimento sobre a Hepatite B -, afirma Cláudia Paravidino.
De acordo com a OMS, o vírus da hepatite B é de 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o HIV, sendo bastante sensível ao meio externo, estimando-se que ele possa viver em torno de uma hora fora do organismo humano. Graças a uma variedade de agentes físicos (calor, por exemplo) e químicos (água sanitária, glutaraldeído, álcool, água oxigenada) pode tornar-se inativo rapidamente.
Cláudia afirma que a situação se torna alarmante pelo fato de as manicures e pedicures removerem suas próprias cutículas, tornando-se passíveis aos agentes infecciosos pelo contato com o sangue dos clientes. Assim, esses profissionais se colocam em risco de serem infectados e infectar a população atendida, por muitas vezes, não utilizarem equipamentos de proteção.
— A forma de transmissão da Hepatite B pode ser evitada com a conscientização por parte dos profissionais de beleza dos métodos de prevenção, que seria a realização de uma boa limpeza dos materiais, seguida de um processo de esterilização, o uso de equipamentos de segurança e, principalmente, a vacinação contra a Hepatite B, que previne tanto a fase aguda da doença, quanto uma possível cronificação de uma lesão hepática. Dessa forma, a prevenção é um dever de todos os órgãos de saúde pública e levar saúde para população é nossa meta. Assim, entendemos que, por intermédio de informações precisas e de qualidade, pouco a pouco, alcançaremos nosso objetivo. Por isso é necessário que cada cidadão seja alertado quanto aos cuidados que deve observar na utilização dos seus serviços, segundo as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária -, diz Vívian Lanunce Fiúza, coordenadora do setor IEC-VISA.
— Os proprietários estarão sujeitos a penas educativas, fechamento do estabelecimento, multa e interdição parcial ou total do estabelecimento. É importante que todos os profissionais participem destes treinamentos, com o objetivo de se informar sobre a atuação da Vigilância Sanitária, completa o diretor da Visa-Campos, Elden Pereira.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta