Notícia no detalhe
Postura notifica donos de terrenos abandonados
Retomado desde o ano passado, o trabalho de fiscalização de terrenos baldios realizado pela Coordenadoria de Fiscalização e Postura está mudando o aspecto da cidade. Pelo menos, 500 terrenos foram alvos de notificações pelo órgão para que os donos providenciassem a limpeza da propriedade e a cercasse, evitando que novamente o local servisse de depósito de lixo. Alguns avisos, mediante a impossibilidade de localização ou identificação do proprietário, foram feitos por meio de edital.
Segundo o coordenador de Fiscalização e Postura, Francisco Balbi, o trabalho de fisalização só foi possível porque além do patrulhamento realizado por equipes do órgão, moradores e comerciantes vizinhos aos terrenos baldios apresentaram reclamação. Somente em 2010, 600 boletins de reclamação foram abertos. O contato, informou o coordenador, pode ser feito pelo telefone 2123-3781.
“Aberto o boletim, um fiscal vai ao local para levantar a situação e, constatado o problema, buscamos o proprietário. Em alguns casos, temos que recorrer ao IPTU, mas há situações em que no cadastro não consta o endereço do dono para encaminharmos a notificação. Então o que fazemos é recorrer à publicação de edital”, explicou Balbi.
Feita a notificação, o proprietário tem um prazo de 10 dias para a limpeza do terreno e 30 dias para providenciar o fechamento dele, se necessário. Em caso de descumprimento, é aplicada multa que pode variar de 10% do valor do salário mínimo nacional a R$ 1.530,00. “Além da multa, encaminhamos à secretaria de Limpeza Pública o pedido de limpeza do terreno. É importante lembrar que a limpeza de terrenos particulares não é de responsabilidade da prefeitura , mas um trabalho que cabe ao proprietário”, destacou Balbi.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















