Notícia no detalhe
Procon na 60º Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Os técnicos do Procon de Campos estiveram, mais uma vez, prestigiando o evento social promovido pela Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esse evento, ocorrido nessa terça-feira ((25), faz parte das comemorações da 60ª festa de Nossa Senhora, que tradicionalmente é realizada no antigo Convento dos Padres Redentoristas.
O Procon enviou uma equipe para dar atendimento às pessoas que tinham alguma reclamação a fazer e, também, para orientação dos consumidores e fornecedores, visto que nas relações de consumo, o consumidor se depara com diversas situações em que tem seus direitos desrespeitados.
A presença do Procon nesses eventos é sempre muito positiva, pois atende aos cidadãos, principalmente, orientando-os de seus direitos. De acordo com a secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, não importa se a compra foi feita à vista ou a prazo, se a compra foi no próprio estabelecimento ou se a encomenda foi feita pelo telefone, se o pagamento foi em dinheiro, cheque ou cartão de crédito. “Se o produto ou o serviço apresentar defeitos, for entregue de forma diferente do que foi anunciado e contratado, ou se a oferta não foi cumprida, você tem seus direitos garantidos. Saber quais os procedimentos mais adequados em cada caso é muito importante para achar a solução mais eficaz, segura, rápida e econômica”, destaca Rosangela Tavares.
O convite ao Procon para participar das atividades foi formulado pelo reitor do Santuário, Padre Nelson Antônio Linhares, que sempre conta com o serviço do órgão municipal de defesa do consumidor, dentre tantos outros serviços prestados durante todo o dia. Rosangela Tavares aproveita para convocar os consumidores a serem mais ativos. “Ao perceber um problema no produto que comprou ou no serviço que contratou, o consumidor deve recorrer a todos os mecanismos disponíveis para tentar resolver a situação, antes de procurar o Procon ou a Justiça. Muitos casos podem ser resolvidos, amigavelmente, com um simples telefonema, carta, fax ou e-mail para a empresa. Mas é importante se documentar. Para fazer valer o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, é fundamental que o que foi combinado entre as partes, esteja documentado”, finaliza Rosangela Tavares.
Os técnicos do Procon ainda orientaram ao público de que os serviços de água e esgoto, luz, telefone e gás são considerados serviços públicos essenciais. Ou seja, ainda que possam ser prestados por empresas particulares, são necessários ao bem-estar da população. Esses serviços devem se caracterizar pela: Continuidade; Igualdade na prestação para todos os usuários; Eficiência, que se traduz na busca constante de atualização; Modicidade, ou seja, o estabelecimento de tarifas baseadas em remuneração razoável da concessionária e cortesia no atendimento à população.
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