Notícia no detalhe
Campos supera meta de vacinação contra pólio e encerra campanha
Campos imunizou mais de 27 mil crianças contra a paralisia infantil desde o início da Campanha Nacional Contra a Poliomielite, em 8 de junho, o equivalente a 95,7% do público-alvo, ultrapassando a meta proposta pelo governo federal, que é de 80%. A informação foi dada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, durante participação no programa de rádio na manhã deste sábado (29).
O Ministério da Saúde indica o adiamento da campanha apenas para os municípios que não conseguiram bater a meta, o que não é o caso de Campos. Os estados e cidades que ainda não alcançaram o objetivo deverão prorrogar o prazo, mais uma vez, até o dia 5 de julho. No entanto, Dr. Chicão orienta que todas as crianças que ainda não tomaram a vacina contra a pólio e outras vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Programa Especial de Imunização do município, poderão procurar os pólos 1 e 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) ou a sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde, para colocar a caderneta de vacinação em dia.
- Desde 2012, o Ministério da Saúde cancelou a 2ª Etapa de Campanha contra a Pólio, mas promoverá, em agosto, a Campanha Nacional de Multivacinação, propiciando a atualização do cartão de vacina em geral – explicou o vice-prefeito, que também é pediatra.
Ele lembra, ainda, que a doença foi erradicada no Brasil na década de 90, mas ainda circula em 16 outros países, principalmente, no continente africano. “Os eventos que estão acontecendo e que irão acontecer no país, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, trazem um grande número de estrangeiros oriundos de países onde o vírus ainda é disseminado, aumentando o risco de propagação da doença”, alertou.
A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus e só é contraindicada para crianças que apresentarem febre, diarréia, vômito e imunodeficiência. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. Os sintomas geralmente aparecem de forma branda, mas em 20% dos casos, as crianças podem adquirir paraplegia ou tetraplegia. A doença não tem cura e a vacina é a única forma de prevenção.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
- 07/01/2025 12:57:05 Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
- 07/01/2025 12:27:33 Subsecretário de Turismo participará da maior feira de varejo, nos Estados Unidos
- 07/01/2025 12:09:11 Espaço do Empreendedor ajuda MEIs a fazerem a declaração anual
Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
0701 12h57Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
0701 12h27Subsecretário de Turismo participará da maior feira de varejo, nos Estados Unidos
0701 12h09Espaço do Empreendedor ajuda MEIs a fazerem a declaração anual
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador