Notícia no detalhe
JMJ: Visa ministra curso para voluntários da Semana Missionária
Considerando a relevância da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, e seu impacto na saúde, a Vigilância Sanitária (Visa-Campos), através do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), entrou em contato com os padres Claudiomar Silva Souza e Fabiano Oliveira Goulart (coordenador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Campos) e realizou, neste domingo (30), no auditório da Salesiano, o curso de "Boas Práticas de alimentos: Gestão de qualidade sanitária ". O curso teve como público alvo voluntários que irão trabalhar na Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude.
A palestra foi ministrada pela coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce; pelo coordenador do setor de Alimentos, Daniel Mattos e pelas educadoras sanitárias Ana Paula Siqueira e Luciana Abreu.
Os profissionais falaram sobre as atribuições da Visa/Campos. “Logo depois, abordamos temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local onde os estrangeiros serão hospedados, uso adequado da água, limpeza de caixa d’água, armazenamento de alimentos, higiene dos utensílios utilizados, cuidados com resíduos de alimentos para que não atraia vetores como rato, formigas, mosca entre outros”, diz Ana Paula.
- Ressaltamos, também, a importância dos procedimentos no preparo, manipulação, acondicionamento, aquecimento, transporte, procedimentos necessários para que não haja risco à saúde dos 500 estrangeiros que estarão em uma programação turística pelo município de Campos dos Goytacazes. É com trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, por parte de todos que alcançaremos um resultado final positivo – acrescentou Vívian Lanunce.
As orientações passadas pelos profissionais colaboram para que os voluntários exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem e distribuírem os alimentos que irão ofertar aos estrangeiros, menciona Ana Paula. O gerente da Vigilância Sanitária, Élden Pereira, afirma que o objetivo do órgão é garantir que os postos de assistência de evento cumpram os devidos parâmetros de qualidade sanitária, realizando treinamentos e fiscalizações, focando na diminuição de riscos sanitários dos serviços de saúde e ao aumento do risco de doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















