Notícia no detalhe
Programa Municipal de Imunização beneficia famílias
O pequeno Miguel de Brito, de 1 ano e 6 meses, é um dos 20 mil bebês vacinados gratuitamente contra a hepatite A, em Campos. A mãe dele, Rebeca de Brito, 19 anos, moradora do Jardim Carioca, não precisou pagar nada, pois está sendo beneficiada pelo Programa Municipal de Imunização, que garante, ainda, outras vacinas, como a pneumocócica 13 valente, contra varicela e contra o vírus do papiloma humano (HPV). Campos é a única cidade do país que oferece a vacina de graça.
- Eu acho muito bom este programa, principalmente em casos como o meu, que estou desempregada, porque meu filho estava doente. Eu não teria condições de adquirir uma vacina tão cara. Acho muito legal – disse a jovem mãe.
Mais de 5 mil crianças também foram imunizadas contra varicela (catapora), que na rede municipal de saúde é garantida, em dose única, para crianças a partir de 1 ano e 6 meses e menores de 3 anos. A meta do município é imunizar cerca de 15 mil crianças/ano. A vacina custa, em média, R$ 150 na rede particular.
A filha da recepcionista Sheila Coelho, a pequena Liz Coelho de Abreu dos Santos, 2 anos, é uma das crianças vacinadas gratuitamente. "Acho importante, porque muita gente não tem condições de pagar. Facilita muito, devido ao custo das vacinas. Antigamente, as doenças aconteciam e as crianças ficavam com sequelas, algumas pelo resto da vida. Várias famílias perdiam até filhos sem a imunização, porque não tinham condições de pagar a vacina", lembra Luciana.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, DoutorChicão, lembra que a vacina pneumocócica 13 valente oferece 90% de proteção contra 13 sorotipos do pneumococo. Na rede particular, cada dose da vacina custa, em média, R$ 250.
- A vacina pneumocócica reduziu em 40% a mortalidade infantil no município, desde que foi implantada pela prefeita Rosinha Garotinho, em março deste ano. Cerca de 20 mil crianças do município já tomaram a vacina. Nosso programa de imunização serviu de exemplo para o Ministério da Saúde, que agora também vai implantar a vacina no calendário nacional de imunização – destacou DoutorChicão.
A vacina contra o HPV é outro benefício que vem sendo garantido desde setembro de 2010, em Campos, às meninas de 11 a 15 anos. A prefeita Rosinha Garotinho anunciou que a partir de 2014, os meninos também serão contemplados com a dose. Somente a partir do próximo ano, o governo federal passará a oferecer a vacina contra HPV a meninas de 10 e 11 anos, com base no modelo do programa de imunização de Campos. A Prefeitura também está garantindo a vacina para os portadores de HIV.
Referências - A vacina contra Hepatite A está disponível nos polos 1 e 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) e na sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Gil de Góes. A vacina contra a catapora é ofertada apenas na secretaria, enquanto a antipneumocócica é disponibilizada em todas as unidades de saúde. As doses contra HPV também são distribuídas na sede da Secretaria de Saúde e nas unidades escolares por meio do Programa Saúde na Escola.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
- 07/01/2025 17:46:38 Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
- 07/01/2025 12:57:05 Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
0701 17h46Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
0701 17h10Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
0701 12h57Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador