Notícia no detalhe
Visa-Campos capacita ambulantes sobre manipulação de alimentos
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou o curso de capacitação “Boas práticas de manipulação” para o comércio ambulante, nesta última terça-feira (16).O curso foi voltadopara ambulantes encaminhados pela Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa).
O curso aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina e foi ministrado pelo fiscal de Saúde Pública, o médico veterinário Vinícius Alves; e pelos educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Carlos Vangarges.
A capacitação forneceu orientações que visam à redução dos riscos para a saúde da população, causados pelas más práticas de manipulação de alimentos, garantindo a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade com a legislação sanitária.
Esta foi umas das palestras de um ciclo que vem sendo realizado pelo Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa) em parceria com a Superintendência de Saúde Coletiva. O objetivo é levar aos vendedores ambulantes, conhecimentos sobre os 10 mandamentos da Vigilância Sanitária.
Estão incluídos nos 10 mandamentos da Visa, desde o preparo dos alimentos, higienização das instalações, dos equipamentos e utensílios, controle integrado de vetores e pragas urbanas, controle da higiene e saúde dos manipuladores, que garantem a qualidade do produto final.
Ao término da palestra, foram entregues certificados de participação. “Estamos trabalhando na conscientização e na prevenção, para termos produtos de qualidade no município de Campos”, diz Ana Paula Siqueira.
- É importante que cada consumidor seja um fiscal e cobre dos ambulantes, procedimentos de higiene, como a utilização de guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis e canudos encapados. A lavagem das latas de refrigerante e cerveja para o consumo e a conservação dos alimentos em potes devidamente tampados são outras medidas de higienização que devem ser observadas pelo cliente – destaca o gerente da Visa-Campos, Elden Pereira.
Ele ressalta que o consumidor pode exigir não ter seu alimento manipulado por alguém que está manipulando dinheiro, consumir apenas nas barracas em que todos trabalham uniformizados, que seus os alimentos sejam preparados com água potável e ficarem atentos aos odores dos alimentos.
- É muito importante verificar se a comida ou aperitivo está fresco, porque a intoxicação alimentar pode causar até a morte –alertaElden.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2025 16:56:35 FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
- 06/01/2025 16:34:31 Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
- 06/01/2025 16:08:38 Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
- 06/01/2025 15:08:09 Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
- 06/01/2025 14:19:48 Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
0601 16h34Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
0601 16h08Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
0601 15h08Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
0601 14h19Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador