Notícia no detalhe
Saúde realiza ações durante a Semana Missionária
Como medida de segurança e saúde, a Vigilância Sanitária de Campos (VISA), em parceria com a Direção de Vigilância em Saúde, executou um plano de ações sanitárias para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O trabalho consiste em ações de fiscalização e orientações antes, durante e após o evento, quanto à alimentação, locomoção, primeiros socorros, assistência e atendimento laboratorial.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, as ações sanitárias visam prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde dos cerca de 200 peregrinos, missionários e da população como um todo, considerando a importância do impacto do evento na área da saúde.
No pré-evento, foram realizadas inspeções nas escolas onde os estrangeiros estão sendo alojados, nas indústrias de sanduíches e lanches rápidos, restaurantes, sanitários de todas as instalações de rodoviárias e locais de grande fluxo de pessoas. As condições de atendimento de unidades de saúde também foram avaliadas, assim como as boas práticas de funcionamento, as ações voltadas para segurança do paciente, higiene, equipe profissional, insumos e medicamentos para atendimento da demanda.
Durante toda a programação da Semana Missionária, que termina nesta sexta-feira (19), a Vigilância Sanitária manteve equipe de plantão para atuação imediata na inspeção de alimentos e no monitoramento e investigação de possíveis aglomerados de casos ou surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). “Realizamos inspeções em ambulâncias que estão dando suporte ao evento, embasado na Resolução SESDEC Nº 80/2007 e Portaria GM n167 2048/2002. Também realizamos inspeções sanitárias diárias”, explicou o gerente da Visa-Campos, Elden .
Uma das ações que serão realizadas pós-evento diz respeito à emissão de relatório dos resultados das ações, cujos resultados serão encaminhados para Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro. “As ações acontecem em parceria com a Diocese de Campos, a Administração Apostólica São João Maria Vianney, escolas particulares (alojamentos), Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) e Administração das Rodoviárias do município”, destaca a coordenadora do Setor de Informação, educação e Comunicação da Visa, Vivian Lanunce .
Últimas Notícias adicionadas
- 28/04/2025 16:57:25 Secretarias participam de reunião sobre a 12ª Bienal do Livro de Campos
- 28/04/2025 15:01:56 Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
- 28/04/2025 14:47:57 Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
- 28/04/2025 11:31:09 Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
- 28/04/2025 10:50:46 Atletas de Muay-Thai do Esporte é Vida são campeões estaduais da modalidade
Secretarias participam de reunião sobre a 12ª Bienal do Livro de Campos
2804 15h01Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
2804 14h47Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
2804 11h31Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
2804 10h50Atletas de Muay-Thai do Esporte é Vida são campeões estaduais da modalidade
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta