Notícia no detalhe
Aberta III Conferência Municipal de Cultura neste sábado
Foi aberta, na manhã deste sábado(20), a III Conferência Municipal de Cultura de Campos. A Conferência acontece até às 17h30, no Museu Histórico, instalado no Solar do Visconde de Araruama, situado à Praça do Santíssimo Salvador. Participam da Conferência, na condição de delegado, representantes de instituições, movimentos socioculturais e colegiados dos diferentes segmentos artísticos, de preservação de patrimônio, gestão de equipamentos culturais, das culturas populares e de ações políticas voltadas à inclusão cultural. Cerca de 60 pessoas, se inscreveram e participam da III Conferência que tem como tema “Qual Cultura Que Queremos”.
— O Ministério da Cultura propõe aos municípios debater exaustivamente todas as problemáticas culturais a partir de eixos temáticos definidos e eleger os representantes para a Conferência Estadual e para a Conferencia de Brasília. Penso que, na parte da manhã, ficou rica a exposição de todos os debatedores e que a sociedade respondeu de uma maneira positiva falando sobre reivindicações e a nós, do poder público, resta fazermos as anotações e encaminharmos. Acredito que nesta III Conferência teremos três representações, pois é necessário ter um representante para cada 25 pessoas”, informou o superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos,.
Nesta manhã, compuseram a mesa, o superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos, o diretor do arquivo público, Carlos Freitas, o presidente do Teatro Trianon, João Vicente Alvarenga, a representante do núcleo de teatro “Nós do Teatro”, do IFF, Kátia Macabu, a vereadora e presidente da comissão de Educação e Cultura, Auxiliadora Freitas e a diretora do Museu, Graziela Escocard. Os participantes do evento realizaram um debate nesta manhã, com questionamentos, reivindicações e perguntas.
— Foi excelente o debate nesta manhã, com todos os participantes expondo suas opiniões. Espero que possamos sair dessa conferência com ações encaminhadas, declarou a representante do núcleo de teatro e representante de Artes Cênicas do Conselho, Kátia Macabu.
O principal objetivo da III Conferência é reunir pensamentos, demandas e propostas da população campista, contribuindo assim para a realização de um amplo diagnóstico de sua diversidade cultural. Além de fortalecer, ampliar e diversificar o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular e contribuir para a realização do balanço cultural do município, visando os pontos positivos e solucionando se possível os problemas.
No período da tarde, serão realizados quatro eixos temáticos onde serão discutidas a Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. Cada grupo apresentará suas atas e após a apresentação será fechado o contexto de reivindicações e será encerrada a III Conferência.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta