Notícia no detalhe
Festa São Salvador: capacitação para ambulantes
Dando prosseguimento à série de capacitações e treinamentos, a Vigilância Sanitária de Campos (Visa), em parceria com a Postura Municipal, realizou, nesta terça-feira (23), um Curso de Boas Práticas de Alimentos para os ambulantes que vão trabalhar na Festa de São Salvador, padroeiro da cidade. A capacitação abordou o tema Gestão de Segurança e Qualidade Sanitária e foi realizada, gratuitamente, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos.
A coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa), Vívian Lanunce, além das educadoras sanitárias, Ana Paula Siqueira e Luciana dos Santos Abreu, ministraram o curso, que teve como objetivo orientar e padronizar a forma de trabalho dos ambulantes no município. Eles receberam certificados ao final do curso.
As palestrantes falaram sobre as técnicas específicas para cada tipo de produto comercializado, condições de segurança, controle e monitoramento na manipulação e higienização, normas sanitárias de limpeza para atender o padrão de qualidade dos alimentos entre outros assuntos.
- De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a venda de produtos alimentícios em vias públicas deve atender os seguintes requisitos: utilização de material descartável; manter todos os produtos cobertos; maionese e ketchup devem ser distribuídos em sachê; quem trabalha com o recebimento do dinheiro não deve manipular os alimentos, etc – orientou Vívian.
Fiscalização - De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, para garantir maior tranquilidade à saúde dos moradores e turistas, a Vigilância preparou um esquema de fiscalização especial para atuar na Festa São Salvador, também em parceria com a Postura.
- Durante os dias do evento, inspetores e fiscais dos dois órgãos farão inspeções em bares e barracas, com o objetivo de identificar o cumprimento das normas referentes à comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas - garantiu o vice-prefeito.
O gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, falou sobre a importância de cada ambulante se interessar e participar das capacitações. “Além de garantir a saúde de seus clientes, o curso possibilita orientação sobre os cuidados que se deve ter com o alimento, desde a sua compra, armazenamento, manipulação e consumo final”, explicou Elden.
Novos estabelecimentos e empresas que queiram aperfeiçoar a mão de obra podem solicitar a realização de cursos, por meio do telefone (22) 2725-0475, pelo email iecvicampos@gmail.com ou na sede do órgão, na Rua Silvio Fontoura, 81, Parque João Maria.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















