Notícia no detalhe
Conferência vai lembrar o Dia de Luta contra Hepatites Virais
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais será comemorado neste domingo (28). Para lembrar a data e reforçar o trabalho preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar na terça-feira (30), uma conferência, com o tema Hepatites Virais – uma abordagem epidemiológica e clínica. O objetivo é capacitar médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina no conhecimento sobre as hepatites virais.
A palestra será ministrada pelo coordenador do Setor de Pesquisas sobre Hepatites, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Alves Pinto, às 20h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC).
A conferência será promovida pela Direção de Vigilância em Saúde, em parceria com a FMC, a Fundação Benedito Pereira Nunes e o Hospital Escola Álvaro Alvim. Para reduzir os casos de hepatites, a Prefeitura de Campos vem promovendo várias ações e implantou, em março de 2011, a vacina contra hepatite A no calendário municipal de imunização.
- Campos é a única cidade do país que oferece a vacina de graça, a crianças de até 2 anos de idade. Com esta medida, promovemos uma redução da circulação do vírus de hepatite A na cidade, em mais de 70%, segundo estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF). As doses estão disponíveis nos polos 1 e 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) e na sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Gil de Góes – disse o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão.
Em relação à vacina contra a hepatite B, o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explicou que o Ministério da Saúde, seguindo protocolo anual de extensão de faixa etária, considerou, este ano, a ampliação para menores de 50 anos, em razão do aumento da incidência da doença nos últimos anos nas faixas etárias não vacinadas anteriormente.
- Em Campos nós nunca fizemos restrição da idade para hepatite B. Sempre divulgamos, oferecemos e fortalecemos a importância da vacinação. Garantimos as doses para qualquer cidadão que procura nossas unidades de saúde. Esta "segregação" do Ministério da Saúde não era seguida pelo nosso município. Oferecemos as doses em mais de 60 UBS que possuem salas de vacina, de segunda a sexta, das 8 às 17h - disse Charbell.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















