Notícia no detalhe
Mais uma campanha contra a dengue nas próximas semanas
A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar, nas próximas semanas, uma nova campanha contra a dengue, em parceria com a Secretaria de Educação, para premiar as crianças do município que colaborarem com o combate ao mosquito aedes aegpyti, transmissor da doença. Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Hirano, serão premiadas as crianças em cujas casas não forem encontrados focos do vetor, pelas equipes de campo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em trabalho de rotina.
O regulamento da campanha está sendo elaborado e será publicado nas escolas da rede municipal de ensino. Os alunos das escolas públicas que forem identificados como colaboradores receberão um certificado de qualidade que deverá ser entregue na escola em que estuda, para concorrer a um prêmio simbólico. A ação tem caráter preventivo e pretende incentivar a população a colaborar com o combate.
Segundo o diretor do CCZ, César Salles, 98% dos focos são encontrados dentro dos imóveis residenciais. “Encontramos muito poucos focos nos logradouros públicos. Precisamos da intervenção de todos no combate a esta doença”, disse o diretor. O órgão continua recebendo solicitação de palestras nas escolas públicas ou particulares, através do telefone 0800 28 28 822.
- Só existe a doença, se existir o mosquito. E onde há mosquito, há criadouro. Por isso, queremos contar com a ajuda da população e dos alunos, para que todos sejam multiplicadores das informações recebidas e das ações. Queremos que todos se envolvam nessa luta - ressaltou Hirano, lembrando que Campos é pólo sentinela da dengue por apresentar uma excelente estrutura no combate e na vigilância.
Em 2009, a Saúde e a Educação lançaram o concurso de redação “Atitude Cidadã no Combate a Dengue” junto aos alunos da rede. Além dos certificados de participação, os vencedores ganharam Lap Top, computador, Playstation 2 e aparelhos de MP3. Em janeiro, o Centro de Referência da Dengue registrou 35 casos da doença, saltando para 891 em toda a região, até o início de junho, sendo 127 do tipo hemorrágico.
Para combater o vetor, a prefeitura vem realizando ações integradas entre as Secretarias de Educação, Saúde, Limpeza Pública, Postura e Obras e Urbanismo. Nesta terça-feira (8), foram entregues cerca de 10 mil panfletos informativos em escolas da rede municipal, ensinando como identificar e eliminar os focos, dando continuidade ao trabalho de conscientização.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















