Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária recolhe seringas descartadas em via pública
Fiscais da Vigilância Sanitária de Campos (Visa) recolheram nesta sexta-feira (9), seringas usadas, de procedência desconhecida, que foram descartadas na Avenida Carmem Carneiro, no Parque Eldorado. A medida foi necessária para não colocar a saúde da população em risco e evitar contaminação do meio ambiente. O lixo hospitalar pode representar um grande perigo à saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.
O gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, esclarece que as empresas privadas e conveniadas à Prefeitura são responsáveis pela destinação final do próprio material. O município é responsável pelo recolhimento de resíduos das unidades públicas municipais, conforme a lei federal 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a lei municipal 8.232, que aborda a Política Municipal de Resíduos Sólidos.
A Visa promove palestras frequentemente para hospitais, clínicas médicas, clínicas veterinárias, laboratórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros, orientando que devem apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para obter a licença sanitária.
- As unidades privadas e contratualizadas também devem dar um encaminhamento seguro e eficiente aos resíduos sólidos, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A destinação final dos resíduos produzidos pelas unidades públicas municipais é feita por meio de empresa conveniada à Prefeitura, que utiliza sistema de esterilização através do autoclave, com processo de aquecimento. A grande virulência encontrada nestes materiais é retirada e o resíduo é direcionado ao aterro sanitário controlado de Conselheiro Josino – informou o gerente.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, lembra que em 12 de junho deste ano, a Vigilância ofereceu novo treinamento para os representantes das UBS, com o objetivo de capacitá-los quanto aos procedimentos adequados no que se refere ao PGRSS. “Os resíduos sólidos são gerados por serviços relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal, como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas, farmácias, drogarias, dentre outros, que representam diferentes riscos à saúde em razão de suas características microbiológicas químicas”, disse o secretário de Saúde.
As Secretarias de Meio Ambiente, Limpeza Pública, Praças e Jardins; e a Visa atuam de maneira integrada na fiscalização dos estabelecimentos geradores de RSS, embasadas nas normas regulamentadoras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama - Resolução 358/2005), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das leis federal e municipal. Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta