Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária recolhe seringas descartadas em via pública
Fiscais da Vigilância Sanitária de Campos (Visa) recolheram nesta sexta-feira (9), seringas usadas, de procedência desconhecida, que foram descartadas na Avenida Carmem Carneiro, no Parque Eldorado. A medida foi necessária para não colocar a saúde da população em risco e evitar contaminação do meio ambiente. O lixo hospitalar pode representar um grande perigo à saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.
O gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, esclarece que as empresas privadas e conveniadas à Prefeitura são responsáveis pela destinação final do próprio material. O município é responsável pelo recolhimento de resíduos das unidades públicas municipais, conforme a lei federal 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a lei municipal 8.232, que aborda a Política Municipal de Resíduos Sólidos.
A Visa promove palestras frequentemente para hospitais, clínicas médicas, clínicas veterinárias, laboratórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros, orientando que devem apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para obter a licença sanitária.
- As unidades privadas e contratualizadas também devem dar um encaminhamento seguro e eficiente aos resíduos sólidos, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A destinação final dos resíduos produzidos pelas unidades públicas municipais é feita por meio de empresa conveniada à Prefeitura, que utiliza sistema de esterilização através do autoclave, com processo de aquecimento. A grande virulência encontrada nestes materiais é retirada e o resíduo é direcionado ao aterro sanitário controlado de Conselheiro Josino – informou o gerente.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, lembra que em 12 de junho deste ano, a Vigilância ofereceu novo treinamento para os representantes das UBS, com o objetivo de capacitá-los quanto aos procedimentos adequados no que se refere ao PGRSS. “Os resíduos sólidos são gerados por serviços relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal, como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas, farmácias, drogarias, dentre outros, que representam diferentes riscos à saúde em razão de suas características microbiológicas químicas”, disse o secretário de Saúde.
As Secretarias de Meio Ambiente, Limpeza Pública, Praças e Jardins; e a Visa atuam de maneira integrada na fiscalização dos estabelecimentos geradores de RSS, embasadas nas normas regulamentadoras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama - Resolução 358/2005), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das leis federal e municipal. Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2025 16:56:35 FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
- 06/01/2025 16:34:31 Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
- 06/01/2025 16:08:38 Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
- 06/01/2025 15:08:09 Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
- 06/01/2025 14:19:48 Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
0601 16h34Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
0601 16h08Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
0601 15h08Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
0601 14h19Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador