Notícia no detalhe
Ronda Escolar retoma atividades junto às escolas da rede pública
Depois de fechar o primeiro semestre de 2013 com um total de 5.201 visitas preventivas entre as 103 escolas das redes públicas municipal e estadual de Campos, o Grupamento Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) retomou suas atividades na quarta-feira (07). Atendendo à área urbana e à Baixada Campista, o grupamento é capacitado no planejamento e implantação de ações de caráter preventivo e ainda na questão sócio-educativa do corpo discente (alunos).
No entanto, conforme salienta a subcoordenadora de palestras do Ronda, Silvana Peixoto, os temas colocados e destinados aos pais, como Integração Família/Escola, e aos seus filhos, A Convivência sem Violência, abordam diferentes assuntos pertinentes ao universo dos pré-adolescentes e adolescentes e, portanto, todo o trabalho envolve diretamente pais, professores, alunos, funcionários das unidades de ensino em geral.
— Nós não lidamos unicamente com os estudantes, mas também com os demais segmentos. Junto à direção, fazemos um levantamento das necessidades da escola e então atuamos, explicou Silvana.
De acordo com o coordenador do Grupamento Ronda Escolar, Eneci Paulo, o processo de mediação de conflitos entre alunos, corpo docente e demais pessoas que estão diariamente nos estabelecimentos de ensino, é contínuo.
— Fizemos no primeiro semestre, 74 palestras, conseguindo reunir 7.195 pessoas entre alunos, pais de alunos, professores, gestores e demais membros dessas 103 unidades que percorremos todos os dias. Agora, novamente junto a eles, neste segundo semestre, vamos intensificar nosso trabalho.
Trabalho reconhecido – O trabalho do Ronda Escolar tem sido bastante elogiado pela capacidade de intermediação, permitindo ainda que haja mais conscientização a respeito de inúmeros assuntos como prevenção às drogas, bullying, sexualidade e outros. O subcoordenador do grupamento, Victor Coelho, também ressalta o valor do serviço que o Ronda Escolar presta à população.
— Das mais de 5 mil visitas que fizemos ao longo do primeiro semestre deste ano, entre as escolas das redes municipal e estadual, fizemos 169 atendimentos à solicitações partidas das direções destes estabelecimentos. Agimos em mediações de conflitos, danos ao patrimônio, lesão corporal, condução a hospital para atendimento médico, além de apreensões de material. Isto comprova a credibilidade e receptividade que conseguimos alcançar com o nosso trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
- 10/01/2025 12:39:32 Construção do Parque Ecológico da Cidade segue a todo vapor
Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
1001 12h39Construção do Parque Ecológico da Cidade segue a todo vapor
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira