Notícia no detalhe
Ronda Escolar retoma atividades junto às escolas da rede pública
Depois de fechar o primeiro semestre de 2013 com um total de 5.201 visitas preventivas entre as 103 escolas das redes públicas municipal e estadual de Campos, o Grupamento Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) retomou suas atividades na quarta-feira (07). Atendendo à área urbana e à Baixada Campista, o grupamento é capacitado no planejamento e implantação de ações de caráter preventivo e ainda na questão sócio-educativa do corpo discente (alunos).
No entanto, conforme salienta a subcoordenadora de palestras do Ronda, Silvana Peixoto, os temas colocados e destinados aos pais, como Integração Família/Escola, e aos seus filhos, A Convivência sem Violência, abordam diferentes assuntos pertinentes ao universo dos pré-adolescentes e adolescentes e, portanto, todo o trabalho envolve diretamente pais, professores, alunos, funcionários das unidades de ensino em geral.
— Nós não lidamos unicamente com os estudantes, mas também com os demais segmentos. Junto à direção, fazemos um levantamento das necessidades da escola e então atuamos, explicou Silvana.
De acordo com o coordenador do Grupamento Ronda Escolar, Eneci Paulo, o processo de mediação de conflitos entre alunos, corpo docente e demais pessoas que estão diariamente nos estabelecimentos de ensino, é contínuo.
— Fizemos no primeiro semestre, 74 palestras, conseguindo reunir 7.195 pessoas entre alunos, pais de alunos, professores, gestores e demais membros dessas 103 unidades que percorremos todos os dias. Agora, novamente junto a eles, neste segundo semestre, vamos intensificar nosso trabalho.
Trabalho reconhecido – O trabalho do Ronda Escolar tem sido bastante elogiado pela capacidade de intermediação, permitindo ainda que haja mais conscientização a respeito de inúmeros assuntos como prevenção às drogas, bullying, sexualidade e outros. O subcoordenador do grupamento, Victor Coelho, também ressalta o valor do serviço que o Ronda Escolar presta à população.
— Das mais de 5 mil visitas que fizemos ao longo do primeiro semestre deste ano, entre as escolas das redes municipal e estadual, fizemos 169 atendimentos à solicitações partidas das direções destes estabelecimentos. Agimos em mediações de conflitos, danos ao patrimônio, lesão corporal, condução a hospital para atendimento médico, além de apreensões de material. Isto comprova a credibilidade e receptividade que conseguimos alcançar com o nosso trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
1009 14h55Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira