Notícia no detalhe
Morar Feliz: moradia digna e políticas socioasssitenciais
Por determinação da prefeita Rosinha Garotinho, a Prefeitura de Campos inicia novo levantamento das situações de vulnerabilidade e risco dos beneficiados pelo Programa Morar Feliz, maior projeto habitacional do país desenvolvido por um município. O programa, que objetiva assegurar às famílias o direito a moradias dignas, conta também com políticas socioassistenciais de prevenção à violência, acesso aos serviços públicos, combate à pobreza e promoção da cidadania, através da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
O secretário da pasta, Geraldo Venâncio, informou que além dos estudos socioeconômicos que envolvem várias esferas do governo municipal e que norteiam a identificação das áreas de risco, o território para a construção das casas e o cadastramento das famílias, a Secretaria de Família, com base em levantamentos da Vigilância Socioassistencial, quer criar instâncias que contemplem um trabalho de mobilização e organização comunitárias, negociação, denúncias e remanejamento, entre outras que garantam redução de danos e proteção social às famílias do Morar Feliz.
Geraldo Venâncio disse também que o objetivo imediato do programa (eliminar riscos de perdas materiais e à integridade física de pessoas que habitam em áreas impróprias por não terem condições financeiras de acesso a uma habitação regular) é alcançado a cada entrega de casas nos condomínios do Morar Feliz.
— Todos reconhecemos a importância que tem uma casa, em um local com infraestrutura, especialmente para uma pessoa que durante anos sofreu com alagamentos, que perdeu seus móveis nas enchentes, ou que, ainda mais grave, perdeu um vizinho ou parente num acidente à margem de uma rodovia. Mas a prefeita Rosinha entende que outra parte importantíssima do programa se inicia após a entrega das chaves, explicou o secretário.
Segundo a prefeita, é preciso oferecer uma prestação continuada e intersetorializada de serviços que promovam a integração dos moradores em cada condomínio do Morar Feliz, tornando-os uma comunidade de fato.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Dia do Servidor: Prefeitura antecipa pagamento de outubro para o dia 28
5Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
6Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal