O distrito de Goitacazes também está sendo contemplado pelo programa Bairro Legal. Os resultados na autoestima da população já podem ser observados. Ruas que antes não possuíam sequer calçamento, estão recebendo asfaltamento, além de rede de água e tratamento de esgoto, benefícios, que, de acordo com os moradores, irão melhorar a qualidade de vida.
É o caso da comerciante Cristiane Lira, 39 anos. Ela, que nasceu e foi criada no distrito, disse que as obras vieram em uma boa hora. “Agora que eu abri a minha mercearia, tenho certeza que o movimento será maior quando a rua estiver reformada”, conta.
A comerciante lembrou ainda, as obras dos outros bairros, que também foram contemplados pelo programa da Prefeitura de Campos. “Se Goitacazes ficar como Donana ou a Penha, ficaremos muito felizes”, disse a moradora da Rua Bederval da Silva Tavares.
Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, o programa Bairro Legal de contempla 67 ruas do distrito, com drenagem de águas pluviais, rede de água tratada, tratamento de esgoto, realizado pela concessionária Águas do Paraíba; urbanização, pavimentação, entre outras melhorias. “Os moradores de Goitacazes, após a conclusão das obras, estarão vivendo em um local inteiramente novo”, disse o secretário.
Educação — A variedade de escolas e creches em Goitacazes também é apontada pela população como uma vantagem do distrito. Atualmente, existem duas creches escolas que atendem as crianças de seis meses até os seis anos incompletos, quando devem ser matriculadas no ensino regular. Em Goitacazes existem ainda, duas escolas municipais, a Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro e a Escola Municipal Manoel Coelho, além da Escola Municipal Leopoldino Maria, em Nova Goitacazes.
Saúde — As obras de ampliação do Hospitalar São José também irão beneficiar os moradores de Goitacazes e de toda a Baixada Campista. Oitenta por cento da parte estrutural já foram concluídas e, de acordo com a arquiteta Priscila Pereira, da PCE, empresa licitada, as obras estão divididas em duas frentes: a construção da nova unidade e a reforma do atual Hospital São José.
O novo Hospital São José contará com novos leitos de observação, salas para mamografia, higienização, gesso, Raios-X, endoscopia, eletrocardiograma, cardiologia, odontologia, reanimação, unidade intermediária, nebulização, observação pediátrica, observação feminina e masculina, espera (ambulatorial, curativos, Raios-X, gesso e geral), arquivo e sanitário masculino e feminino.
— Estamos aguardando ansiosamente a conclusão das obras e o início de uma nova história aqui em Goitacazes — disse o aposentado Jorge de Souza Batalha, 67 anos.