Notícia no detalhe
Mês de comemoração pelo aniversário de José Cândido de Carvalho
O escritor campista José Cândido de Carvalho completaria 99 anos este mês. Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) preparou uma programação especial para homenagear o autor campista. Na noite desta quinta-feira (16) aconteceu o tradicional Café Literário Antônio Roberto Fernandes, na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em homenagem ao autor, que dá nome ao espaço.
Os artistas do bairro tiveram a oportunidade de recitar trechos das obras do autor. Segundo a gerente das Casas de Cultura, Vera Carvalho, o evento faz parte do projeto “Cultura na Estação”, que leva atividades especiais mensalmente, além das ações culturais promovidas diariamente pelas casas de culturas.
- Estamos com o projeto de artesanato “Trilho das Artes”, onde as artesãs expõem e vendem seus produtos, e a exposição que conta a vida e a obra de José Candido de Carvalho – informa Vera.
Na próxima segunda-feira (19), às 9h, acontece o projeto “Biblioteca vai à escola”, na Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer a história de “Tatão, o esquartejador”. As monitoras da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha contam histórias e promovem atividades lúdicas.
Também sobre José Cândido de Carvalho, o Departamento de Literatura promove na terça-feira (20), às 14h, no Palácio da Cultura, o projeto “O Invencioneiro e suas criaturas”, com os alunos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro.
Os atores retratam a história do livro “O Coronel e o Lobisomem”, que foi traduzido em vários idiomas, como francês e espanhol. Durante as apresentações, os atores falam trechos dos livros “Olha para o céu, Frederico” e Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”.
Continuam abertas no Palácio da Cultura, as inscrições para os concursos literários, entre eles, o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho e o FestCampos de Poesia Falada e Estudantil.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, os projetos permanentes estão trabalhando a vida e a obra de José Cândido de Carvalho, como uma previa da 8º Bienal do Livro que acontece em 204 e vai homenagear o autor campista no seu centenário.
- Os textos serão adaptados conforme a faixa etária, o que facilitará a compreensão de todos os alunos da rede municipal, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. No segundo semestre, estaremos ampliando as ações, a fim de levar para mais alunos, as histórias do escritor, que está entre os maiores romancistas brasileiros de todos os tempos - destaca Patrícia Cordeiro.
No mês passado, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira; e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos; estiveram na Academia Brasileira de Letras (ABL) para tratar sobre a bienal e colocar o nome do escritor no roteiro de homenagens da academia.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta