Notícia no detalhe
Mês de comemoração pelo aniversário de José Cândido de Carvalho
O escritor campista José Cândido de Carvalho completaria 99 anos este mês. Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) preparou uma programação especial para homenagear o autor campista. Na noite desta quinta-feira (16) aconteceu o tradicional Café Literário Antônio Roberto Fernandes, na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em homenagem ao autor, que dá nome ao espaço.
Os artistas do bairro tiveram a oportunidade de recitar trechos das obras do autor. Segundo a gerente das Casas de Cultura, Vera Carvalho, o evento faz parte do projeto “Cultura na Estação”, que leva atividades especiais mensalmente, além das ações culturais promovidas diariamente pelas casas de culturas.
- Estamos com o projeto de artesanato “Trilho das Artes”, onde as artesãs expõem e vendem seus produtos, e a exposição que conta a vida e a obra de José Candido de Carvalho – informa Vera.
Na próxima segunda-feira (19), às 9h, acontece o projeto “Biblioteca vai à escola”, na Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer a história de “Tatão, o esquartejador”. As monitoras da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha contam histórias e promovem atividades lúdicas.
Também sobre José Cândido de Carvalho, o Departamento de Literatura promove na terça-feira (20), às 14h, no Palácio da Cultura, o projeto “O Invencioneiro e suas criaturas”, com os alunos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro.
Os atores retratam a história do livro “O Coronel e o Lobisomem”, que foi traduzido em vários idiomas, como francês e espanhol. Durante as apresentações, os atores falam trechos dos livros “Olha para o céu, Frederico” e Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”.
Continuam abertas no Palácio da Cultura, as inscrições para os concursos literários, entre eles, o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho e o FestCampos de Poesia Falada e Estudantil.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, os projetos permanentes estão trabalhando a vida e a obra de José Cândido de Carvalho, como uma previa da 8º Bienal do Livro que acontece em 204 e vai homenagear o autor campista no seu centenário.
- Os textos serão adaptados conforme a faixa etária, o que facilitará a compreensão de todos os alunos da rede municipal, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. No segundo semestre, estaremos ampliando as ações, a fim de levar para mais alunos, as histórias do escritor, que está entre os maiores romancistas brasileiros de todos os tempos - destaca Patrícia Cordeiro.
No mês passado, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira; e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos; estiveram na Academia Brasileira de Letras (ABL) para tratar sobre a bienal e colocar o nome do escritor no roteiro de homenagens da academia.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















