Notícia no detalhe
Aberta exposição sobre bois pintadinhos no Museu Histórico
Mulinhas, chitas, cabeças de bois e apresentações culturais marcaram a abertura oficial da exposição “A Reinvenção do Ritual: Boi Pintadinho é Boi de Samba”, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A Prefeita Rosinha Garotinho e o vice-prefeito, Doutor Chicão, prestigiaram o evento que aconteceu no Museu Histórico de Campos. Quem esteve no local, pode conferir de perto a exposição assinada pelo artista Sérgio Viana e que tem como curador o carnavalesco Milton Cunha. O evento teve a participação dos alunos do Curso Livre de Teatro e animadores culturais na encenação da peça “O auto do Boi”, dirigido pelas atrizes Maria Helena Gomes, vice-presidente da fundação, e Neuzinha da Hora, além da apresentação do Núcleo de Artes Ori. A exposição, que será aberta ao público na terça-feira (20), prossegue até o dia 31 de agosto no Museu Histórico e no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) das 10h às 17h.
O Museu recebe a parte histórica com base nos estudos de Sérgio Viana e, no Cepop, a parte mais lúdica, mostrando a cultura dos bois pintadinhos na atualidade. Os visitantes que forem ao Museu às 10h e 16h poderão assistir a apresentação do “Auto do Boi”, além de adquirir os produtos confeccionados pelas artesãs da feira de artesanato “Trilho das Artes.
- Quero agradecer ao Milton Cunha pelo desempenho e dedicação que ele tem tido pela nossa cidade e nossa cultura. Ele certa vez, apareceu em Campos para prestigiar o Carnaval no início do meu primeiro mandato, quando realizávamos o Carnaval na Avenida Alberto Lamego, e ele já ficou encantado com a estrutura. Assim que inauguramos o Cepop, ele ajudou a nossa equipe a organizar ainda mais o nosso carnaval. As agremiações foram parceiras para estarmos ampliando o nosso carnaval, por isso, estamos oferecendo o que depende do governo: uma estrutura cada vez melhor para se organizar a cultura da cidade. O Museu era um espaço que não tinha utilidade porque o prédio estava acabando com o tempo e nós restauramos o Solar Visconde de Araruama. Além das exposições clássicas, trazemos as populares, pois acho que cultura é um todo. A prova disso é a exposição dos bois pintadinhos. Fizemos uma proposta de incluir os bois na Semana do Folclore, separando do tradicional desfile das escolas e blocos, pois entendemos que ambos têm seu brilho e as agremiações entenderam – disse a prefeita Rosinha Garotinho, que estava acompanhada da presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, além de agentes culturais e autoridades.
A prefeita ainda ressalta a importância de envolver a população no evento. “Os campistas vão começar a se acostumar com a cultura dos bois. Nosso boi tem uma característica de boi de samba, o que é tradição da nossa cidade. Estamos mesclando e oferecendo uma participação melhor e promovendo atividades extensas para fortalecer a cultura do folclore”, destaca.
Segundo o curador Milton Cunha, a exposição vai dar ferramentas para que a população venha a ter consciência de como cobrar um grande desfile dos bois. “A parte do Museu é mais antropológica e cultural. Já no Cepop, montei um circo iluminado com músicas, adaptadas especialmente para as crianças. Vamos colocar os visitantes no ritmo do folclore. Reunimos várias vertentes culturais. A intenção da prefeita Rosinha é democrática, pois leva ao público o conhecimento sobre a cultura da cidade. Geralmente, este tipo de evento está preso aos museus folclóricos. Quando a prefeitura coloca isso dentro do Museu Histórico, eleva a auto-estima do seu povo, isso é a gloria para nós que somos apaixonados por folclore e por arte. Parabéns Rosinha, você é uma líder inspiradora para todos nós que trabalhamos com cultura. Você tem dado a chance de seu povo colocar o que há de melhor, que é a gloria da sua arte popular”, disse o carnavalesco Milton Cunha.
O artista criador da exposição Sérgio Viana vai ministrar oficinas de confecção de cabeça e corpo de boi e de mulinha, modelagem em papel marche, acabamento final e produção de máscaras em papel marchê. As aulas vão acontecer no auditório do Museu. As oficinas acontecerão diariamente e as inscrições podem ser feitas na recepção do Museu. As escolas interessadas em visitação guiada podem agendar através do telefone: 27285058.
- Eu sempre tive vontade de mostrar o meu trabalho para a comunidade e reviver a história dos bois pintadinhos, que estava morrendo. Depois desta exposição, a história dos bois vai voltar a renascer. Esta manifestação cultural é muito linda. Tenho certeza que todos os campistas que estiverem no Museu vão sair encantados com a exposição – disse Sérgio Viana.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
1009 14h55Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira