Notícia no detalhe
Consultora do MEC elogia implantação de creches em Campos
“Campos é uma das poucas cidades do Estado do Rio de Janeiro que aceitaram o desafio de construir oito creches de forma simultânea, das quais, três já estão com mais de 50% das obras adiantadas, com previsão de serem inaugurada ainda este ano”. A informação é da consultora Pedagógica do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhamento da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) no Estado do Rio de Janeiro, Maria de Fátima Simas Malheiros.
Ela se reuniu na tarde desta terça-feira (20) com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude; com a subsecretária Educacional, Simone dos Santos; e com a equipe técnica da coordenação da Educação Infantil. O encontro aconteceu na sede da Smece.
O ProInfância é um programa de assistência financeira do Governo Federal aos municípios, para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e escolas públicas da educação infantil. Em Campos, estão sendo construídas com verba do governo federal, oito creches e 13 quadras escola, seis em obras.
O objetivo do Proinfância é garantir o acesso de crianças a creches e escolas públicas de educação infantil, especialmente em regiões metropolitanas, onde são registrados os maiores índices de população nesta faixa etária.
A consultora veio a Campos para acompanhar as obras, realizar alguns convites e estreitar parcerias entre os governos. Simas é responsável em monitorar o ProInfância em 43 cidades do Estado do Rio. Ela parabenizou o avanço das obras na cidade e convidou Campos para ser a cidade polo dos encontros que acontecerão periodicamente até abril do próximo ano.
- A finalidade é abordar as políticas da educação infantil à luz do que preconiza a Legislação Brasileira, através das Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil – relatou a consultora. Ela também convidou representantes pedagógicos e da educação infantil da Smece para participar de um encontro nacional que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro, para tratar da educação infantil.
- Hoje está acontecendo a primeira troca coletiva de muitas que serão realizadas nos município até abril de 2014. A finalidade dos encontros é aproximar o governo federal dos municipais, para fortalecer a política infantil no país – disse Simas.
Obras em andamento - As obras do ProInfância de Campos estão sendo realizadas nos seguintes bairros: Jardim Ceasa, Prazeres, Santa Clara, Eldorado, Penha e nos distritos de Travessão (Km 13) e Baixa Grande.
Elas são dividas da seguinte forma: cinco creches e três escolas infantis. As creches atenderão crianças com idades entre zero e 3 anos. As escolas infantis vão atender crianças de 4 e 5 anos. Já as quadras - seis já foram aprovadas e as outras nove estão em fase de análise para aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As quadras atenderão alunos da rede municipal que estudam nas escolas dos Parques Santa Rosa, Rio Branco, Jóquei Clube, Tocos, Farol de São Tomé e Turfe Clube.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
1009 14h55Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira