Notícia no detalhe
Secretário da Família na reunião de coordenação dos Cras
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, participou da reunião com representantes das coordenações dos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos, nesta sexta-feira (23). As reuniões são semanais e nelas, os técnicos traçam as ações a serem desenvolvidas nas unidades, apontam problemas e sugestões. O encontro aconteceu no Cras do Jardim Carioca.
Entre os temas abordados, o secretário citou o novo Cras da Baixada Campista, que tem previsão de ser implantado ainda este ano em Farol de São Tomé. Venâncio iniciou um estudo com os assistentes sociais, sobe a possibilidade de informatização do CadÚnico e tratou da busca ativa, do cadastramento e da entrega da Carteira do Idoso, para as pessoas com mais de 60 anos de idade, referenciadas nos Cras.
O principal tema da reunião foi o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que começou a funcionar em junho passado, vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB). “O serviço é prestado por orientadores sociais, que trabalham o fortalecimento ou resgate de vínculos familiares e comunitários junto a crianças, adolescentes e idosos. Para executar o SCFV é preciso seguir um traçado metodológico, que é passado aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, contou o secretário.
Segundo a diretora do DPSB, Cristiana Versiani, o SCFV absorve o público que antes era atendido por outros programas, como o Projovem e o Peti. “Os próprios orientadores sociais trabalham como os antigos facilitadores desses programas, desenvolvendo com os usuários, atividades lúdicas, esportivas e culturais, dentro da Proteção Social Básica. Não há mais o Projovem, mas o Peti, por exemplo, continua dentro da Proteção Social Especial, com o acompanhamento da família, enquanto as crianças têm o fortalecimento dos vínculos trabalhado no Serviço de Convivência”, explicou.
Como o SCFV é recente – o programa foi criado pelo MDS em fevereiro e Campos assinou o termo de aceite em junho -, a Família e Assistência Social está fazendo a busca ativa dos idosos que não particiam de grupos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
- Inicialmente, vamos contar com o SCFV para adolescentes em 36 unidades públicas, 28 para crianças e os idosos vão participar das ações nos 12 Cras. Seguindo os critérios do MDS, teremos atividades todos os dias da semana nas unidades que trabalham os vínculos com as crianças. O SCFV para adolescentes acontece duas vezes por semana e uma vez para idosos - concluiu a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
- 07/11/2025 15:25:47 FMS renova convênio com o grupo de resgate voluntário de Campos
Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
0711 15h25FMS renova convênio com o grupo de resgate voluntário de Campos
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















