O IV Congresso de Dança foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (26), no Teatro Municipal Trianon. A cerimônia de abertura contou com as presenças do superintendente do Teatro Trianon, João Vicente Alvarenga; da chefe do Departamento de Dança do Trianon, Marcia Cristina Lisboa; e do coreógrafo e ex-bailarino Jolles Salles, coordenador do I Concurso Internacional da Dança.
– Trata-se de um evento que tem reconhecimento em todo o país, no campo da dança. Campos acreditou e, em quatro anos, converteu seu evento em algo gigantesco, com projeção internacional. Em nome da prefeita Rosinha Garotinho e da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, deixo as boas-vindas aos congressistas – disse João Vicente, na abertura do evento.
Em seguida, o Corpo de Baile Municipal de Campos dos Goytacazes apresentou o Grand Pas de Deux “O Corsário”, marcando a abertura das apresentações de dança do congresso.
O palestrante Lucas Ciavatta foi a atração da noite, trazendo a palestra “O Passo e o diálogo entre Música e Dança”. No encentro, Ciavatta utilizou vídeos e propôs dinâmicas com os congressistas, fazendo com que eles dançassem. Após a palestra, Ciavatta lançou no foyer do teatro, o livro “O Passo - Música e Educação”.
Para encerrar a primeira noite do IV Congresso de Dança, a Companhia Circuito de Danças Clássicas Jolles Salles, de São Paulo, apresentou sua versão do Grand Pas de Deux “O Corsário”.
Em seguida, Jolles Salles, que é campista, foi homenageado com um buquê de rosas, assim como a diretora da Oscip Cesda, Clélia Serrano, coordenadora do Corpo de Baile Municipal. As flores foram entregues por Marcia Lisboa.
Congresso de Dança - terça-feira, 27 de agosto
9h - Workshop- O Passo- a notação corporal e aprendizado de ritmo - Professor: Lucas Ciavatta
16h - Montagem da exposição científica
19h - Palestra: “A dança nos processos de uma educação cidadã” - Palestrante: Isabel Marques
20h30 - Apresentação do Corpo de Baile Municipal
21h - Lançamento do livro- “Arte em Questões”- no foyer