Notícia no detalhe
Campos na campanha do Dia Nacional da Paralisia Infantil
O tempo frio não impediu a criançada de acordar cedo para tomar as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil neste sábado (12), Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha foi aberta hoje em todo o país e tem o objetivo de prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil, que provoca a paralisia. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão tomar a vacina, aplicada em duas doses, sendo a primeira neste sábado e a segunda dia 14 de agosto.
Em Campos, a abertura oficial aconteceu às 9h, na UBS da Penha, que preparou uma grande festa para a criançada, com a presença do Zé Gotinha. Vestido de verde e amarelo, o personagem distribuiu bolas e bandeirinhas do Brasil para lembrar o tema da campanha deste ano, “Vacinou, é gol”, em clima de Copa do Mundo. Um pula-pula também animou a meninada. “Vim logo no primeiro dia porque com saúde não se brinca”, disse Claudineide Linhares, mãe de Maurício Linhares, 3 anos.
O pólo 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) contou com a parceria da Fundação Municipal de Esportes, que levou o Projeto Brincadeira de Criança, para promover a alegria, através do pula-pula, simulador de vôo e distribuição de brindes. A unidade vacinou cerca de 500 crianças somente no turno da manhã. “Mesmo com o tempo frio, quis trazer minhas filhas logo cedo. Elas ficaram bastante animadas com as brincadeiras que o posto de saúde preparou”, disse Tatiana Carneiro, mãe das pequenas Lara e Nina, de 4 e 2 anos.
As 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS), os dois pólos do CRTCA, os Postos de Urgência (PU) da Saldanha Marinho e de Guarus, e os Hospitais São José, de Travessão e de Santo Eduardo prosseguem até às 17h oferecendo as doses. O município também montou postos volantes em todos os shoppings da cidade e nos Supermercados Wallmart e Super Bom (Alberto Torres), para este sábado.
A expectativa é vacinar cerca de 35 mil crianças em Campos. Ano passado, o município teve a meta superada, distribuindo, aproximadamente, 76 mil doses. Vamos continuar oferecendo as doses após o Dia D nos principais postos de saúde da cidade. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro, pois o vírus selvagem continua circulando na Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão – afirmou o Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto