O secretário de Pesca e Aquicultura, Vieira Reis, acompanhado de equipe técnica e membros do Comitê Gestor para implantação do Terminal Pesqueiro do Farol de São Tomé, apresentou no início da noite desta quarta-feira (28) à prefeita Rosinha Garotinho, o relatório das visitas técnicas que fizeram à cidade de Niterói (RJ) e às cidades de Itajaí e Laguna (SC).
O relatório consta do que conheceram, por exemplo, as instalações do terminal pesqueiro público, em Laguna, dotadas de logística para a pesca industrial, com frigorífico, mercado de peixes, estaleiro para reparos de barcos; e outras instalações, com a empresa beneficiadora de peixes em Itajaí.
O relato apresentado à prefeita constou de detalhes de logística nos moldes que ela deseja instalar na região do Farol de São Tomé, de forma a desenvolver a atividade pesqueira e contemplar os cerca de mil pescadores.
Durante a reunião com a prefeita, o secretário Vieira Reis e os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente e o presidente da Colônia de Pesca Z-19, do Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro da Silva, fizeram relato e mostraram fotos do que viram de positivo, desde a metodologia da captura de peixes e beneficiamento, até a logística e reparos de barcos, que funcionam nas estruturas industriais dos terminais pesqueiros na cidade do Rio de Janeiro, Laguna e Itajaí, que podem servir de exemplo para implementação do Estabelecimento Industrial do Pescado em Farol de São Tomé.
Ao terminar a reunião, mediante os dados colhidos, a prefeita Rosinha Garotinho recomendou agilidade na conclusão da elaboração do projeto, para que as Secretarias de Pesca e Aquicultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Obras, Urbanismo e Infraestrutura possam adequar as providências, como encaminhamento da documentação necessária ao Ministério da Agricultura e Pesca, para viabilizar a parceria de construção do Terminal Pesqueiro, bem como para iniciar o processo de desapropriação da área de 150 mil metros quadrados, que a Prefeitura já decretou como de interesse público.
- Este projeto vai contemplar os pescadores e certamente a realidade deles e das gerações seguintes de pescadores e de suas famílias será outra. Vamos avançar, tendo em vista a boa vontade política do Ministro Marcelo Crivella, em firmar a parceria com a Prefeitura de Campos, que está cuidando de dar sua contrapartida a favor dos pescadores – disse a prefeita.
Rosinha acrescentou: “O projeto que queremos instalar no Farol terá instalações para reparos dos barcos, instalações frigoríficas para processamento e resfriamento do pescado, programas de treinamento para qualificar o pescador e seus familiares, entre outros benefícios para estes profissionais que vão viver um novo tempo”, pontuou.
- O Terminal Pesqueiro é um sonho de mais de 40 anos que começa a ser realizado e que contemplará os pescadores com qualificação profissional, novos barcos, maior renda e mais segurança, através de uma estação base de rádio, que será redimensionada para dar apoio aos pescadores com segurança em alto mar. Este projeto vai proporcionar maior renda e mais empregos no setor – ressaltou o presidente da Colônia de Pesca Z-19, Rodolfo Ribeiro Gomes.