Notícia no detalhe
Trabalho e Renda busca parceria com o IFF e Construção Civil
A secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel, e o subsecretário José Alberto Nogueira, se reuniram nesta quinta-feira (29) com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio, e representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), para buscar mais uma parceria. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualificação no município.
Segundo Joilza, a idéia é ofertar mais condições aos profissionais que já estão no mercado de trabalho, através do Certificado Profissional e da Formação Inicial e Continuada (Certific), desenvolvido entre o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Emprego.
- Esta parceria com o IFF não poderia ser realizada desvinculada do Sindicato da Construção Civil. A maioria dos trabalhadores que está nas empresas, não está certificada. Com isso, esses trabalhadores não recebem salários aos quais fazem jus – pontuou a secretária.
Joilza informou ainda, que a secretaria está verificando a demanda com o sindicato, para que o profissional possa se certificar e trabalhar na função a qual tem possibilidade de exercer. Os cursos de maior demanda na área da construção civil são os de eletricista, bombeiro hidráulico, mestre de obras, montador de estrutura, montador de andaimes, pintor industrial, soldador, oficiais (pedreiro e carpinteiro) e operadores em geral.
A secretária de Trabalho e Renda lembrou ainda, que a secretaria também está buscando com o IFF parceria para cursos de qualificação via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com cursos de solda e eletricista predial e trabalhando com a instituição no projeto “Mulheres Mil”. As mulheres foram encaminhadas para cursos de culinária e camareira.
Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil, José Eulálio, a partir de uma certificação pelo IFF, o empregador terá a obrigação de reconhecer as qualificações e profissões. “O Certific chega em um momento oportuno, pois dá credibilidade ao aluno ao se apresentar em uma empresa que requer dele uma comprovação”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 15:54:55 Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
- 03/07/2025 15:16:11 Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
- 03/07/2025 08:41:45 Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
0307 15h16Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
0307 13h51Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
0307 08h41Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi