Notícia no detalhe
Programa da Tuberculose de Campos é referência na região
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que funciona ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), é referência no Norte e Noroeste Fluminense para tratamento de pacientes com tuberculose multirresistente. A informação é do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, o Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos da doença, que atinge em grande parte, a faixa etária entre 20 e 29 anos. Em 2012, foram registrados 14.039 casos no estado, ou seja, cerca de 15% do total do país. Mais da metade (52,94%) foram na capital fluminense, onde 7.433 pessoas contraíram tuberculose.
Na contramão da estatística da capital fluminense está Campos, apresentando aproximadamente 190 pacientes cadastrados. A sede do Programa funciona das 8h às 17h, no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do HGG, onde também funciona o Programa de Prevenção à Hanseníase. O Centro oferece atendimento humanizado e é considerado o melhor na área cívica em termos de biossegurança para atendimento dos pacientes. As salas são equipadas com filtros Hepa (filtram o ar contaminado pela tuberculose).
Doutor Chicão alerta quanto ao diagnóstico precoce tanto para os pacientes, quanto para os médicos, que devem estar atentos aos sintomas respiratórios (principalmente tosse persistente por mais de três semanas). “Os sintomas também consistem em febre ao final do dia, suores noturnos, falta de apetite (emagrecimento), cansaço fácil e escarrosanguíneo. O tratamento geralmente é feito através de medicação, sendo o paciente submetido a exames quinzenais, na própria sede do programa. Ele é orientado a utilizar máscaras de proteção”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
- 23/03/2026 16:05:45 Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
2303 16h05Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















