Notícia no detalhe
“O Auto do Boi” termina nesta sexta no Museu
A exposição “A Reinvenção do Ritual: Boi Pintadinho é Boi de Samba”, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, para comemorar a Semana do Folclore, prossegue até o dia 20 de setembro, no Museu Histórico de Campos e no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Porém terminam nesta sexta-feira (30) as apresentações da peça “O Auto do Boi - A História do Boi Pintadinho”, encenada pelos alunos do curso livre de teatro e animadores culturais. As apresentações acontecem às 10h e às 15h. A exposição tem como curador o carnavalesco Milton Cunha e criação do artista plástico, Sérgio Viana.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, centenas de alunos puderam conhecer a história dos bois pintadinhos, uma tradição folclórica da cidade. A peça, escrita pela professora Maria Helena Gomes, foi inspirada e adaptada do texto “O Boi Lambeu e seus Alegres Brincantes”, do professor e teatrólogo Orávio de Campos Soares e, também, em pesquisa de outros importantes autores, que trataram do tema “Boi Pintadinho”.
Participam do elenco, os atores Rosângela Queiroz, Bia Saraiva, Guilherme Freytas, Leandro Campos, Whiverson Reis, Gabrielle Sampaio,Tim Carvalho, Ivana Cruz, Katiana Rodrigues, Rossini Reis, Nina da Hora , Neide da Hora, Almir Cruz, Marcos Sá.
- Recebemos cerca de 5 mil pessoas entre alunos e visitantes, desde o inicio da exposição. Tivemos visitantes de Miracema, Macaé, São João da Barra, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Bahia, Recife, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Santa Catarina, Rússia, México, Espanha, Portugal, Chile. Os turistas puderam conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura. O museu cumpre o seu papel de ser um local de reprodução das manifestações culturais, em forma de dança, teatro, obras de arte e peças históricas - destaca a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, que ao lado da animadora Neusimar da Hora, dirige a peça.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
- 10/06/2026 08:27:46 Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
- 10/06/2026 08:05:42 Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
1006 08h27Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
1006 08h05Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
0906 18h37Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















